Você está visualizando atualmente Acordo com Ministério do Trabalho e Comissões são destaque nas Sessões Plenárias do CFA

Acordo com Ministério do Trabalho e Comissões são destaque nas Sessões Plenárias do CFA

A sede do Conselho Federal de Administração recebeu a 6ª e 7ª Sessões Plenárias de 2023. Os Conselheiros Federais que representam todo o país ocuparam os lugares do plenário para debater pautas em prol do futuro da profissão e do profissional de Administração.

O presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido em várias frentes de atuação pelas câmaras setoriais da autarquia e pelas comissões especiais. Um trabalho que foi muito celebrado foi o Acordo de Cooperação Técnica firmado com o Ministério do Trabalho e Emprego. 

A iniciativa representa um marco no Sistema CFA/CRAs. A Ação vai proporcionar inúmeros benefícios no trabalho de fiscalização e na garantia do registro profissional. 

“Nós vamos ter acesso aos dados para que nós possamos fazer uma fiscalização mais efetiva junto a todas as empresas e órgãos públicos do Brasil para garantir a prerrogativa de você profissional de Administração. Nós vamos com isso buscar inserir nossos profissionais no mercado de trabalho”. Destaca o presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo.

Outro ponto debatido e elogiado durante o encontro foi a gestão participativa e que tem proporcionado um maior acesso aos CRAs. Um dos exemplos, foi o sucesso da realização de mais um workshop de gestão pública, realizado em Pernambuco. 

O posicionamento da gestão do biênio 2023/2024 também foi apresentado no plenário. Cada ação proposta desde o início da gestão foi apresentada. Mais de 90% desses trabalhos já foram iniciados e vários projetos concluídos com êxito. Entre eles as comissões atuantes, propostas de reformulação de resoluções e processos e até mesmo o aumento nas reuniões on-line, reflexo do momento híbrido e tecnológico que vivemos.

“Um trabalho muito eficiente e preocupado com a melhoria da gestão pública, da gestão privada e com a eficiência da gestão. Trabalhando em prol da valorização do nosso profissional de Administração”. Afirma o diretor da Câmara de Administração e Finanças do CFA, Adm. Francisco Costa. 

Durante as sessões plenárias também foi escolhido em votação pelo plenário a sede do Fórum Internacional de Administração de 2024. O estado do Rio Grande do Sul foi o escolhido para sediar o maior encontro de profissionais de Administração do mundo. O Piauí e o Distrito Federal também se candidataram como possíveis sedes. 

“Um desafio que fica cada vez maior depois do sucesso dos dois anteriores e nós abrimos as inscrições para os CRAs se candidatarem e para 2024 três regionais se candidataram. Nós vamos fazer mais um FIA de sucesso já que nós continuamos dispostos a investir na ciência da administração e oferecer oportunidade de conhecimento a esse profissional”. ressalta o vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Mendes.

Entre os demais temas analisados estavam debates sobre resoluções normativas e questões regimentais, processos em grau de recurso e as várias frentes e grupos de trabalho compostas pelas comissões especiais formadas nesta gestão. Também foi criada a Comissão  Câmara de Governança e Compliance. (clique aqui para saber mais).

A semana de trabalho foi bastante movimentada no CFA. O plenário da autarquia também recebeu a Reunião da Diretoria Executiva do CFA, a Direx. (clique aqui para saber mais

O plenário também recebeu mais um Debate Qualificado. O coordenador estadual da empresa Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Pedro Drumond Junior, fala sobre o tema “O papel do profissional de Administração na expansão do mercado de energia solar: desafios e oportunidades”. (clique aqui para saber mais).

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA