Você está visualizando atualmente Energia fotovoltaica é tema de Debate Qualificado realizado pelo CFA

Energia fotovoltaica é tema de Debate Qualificado realizado pelo CFA

Os 27 conselheiros federais do Conselho Federal de Administração (CFA) estão reunidos, na sede da autarquia, em Brasília, para participarem das reuniões plenárias. O encontro começou hoje, 4, e segue até amanhã.

Antes de entrar na pauta de assuntos deliberativos e informativos, o plenário conferiu mais uma edição do Debate Qualificado. O tema abordado foi “O papel do profissional de Administração na expansão do mercado de energia solar: desafios e oportunidades”.

Coube ao coordenador Estadual da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Pedro Drumond, conduzir o debate. Ele é empresário do setor de energia solar e compartilhou a experiência dele no segmento.

Inicialmente, Pedro explicou como funciona a Absolar. “Nós somos responsáveis por representar todos os segmentos envolvidos na cadeia de valor da energia solar fotovoltaica e outras tecnologias limpas, como hidrogênio verde e armazenamento de energia.”, disse.

Em seguida, o palestrante abordou conceitos básicos sobre a matriz energética brasileira, ressaltando que boa parte da energia do país vem de hidrelétricas. Porém, o Brasil já está explorando outras fontes, sobretudo as renováveis. “A hidráulica está com cerca de 50% da capacidade instalada, enquanto a energia fotovoltaica já tem 12,6%”, pontuou Pedro.

De todas as fontes de energia renováveis, a fotovoltaica é a que gera mais empregos no mundo. “Ela não é mais uma promessa, já é uma realidade”, garantiu. E onde os profissionais encontram oportunidades nesse setor? Segundo o palestrante, as vagas estão disponíveis, principalmente, na fabricação de equipamentos, nos projetos de engenharia, na venda de kits, e nas consultorias.

Atualmente, o estado de São Paulo é o campeão em energia fotovoltaica, seguido por Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Entretanto, os demais estados brasileiros têm potencial para aumentar o uso dessa fonte de energia.

Para exemplificar, Pedro trouxe dados do impacto que a energia fotovoltaica traria para o Distrito Federal. Além dos benefícios para o meio ambiente, a medida aumentaria a arrecadação pública e geraria milhares de novos postos de trabalho.

O palestrante também deu detalhes sobre o programa de certificação da Absolar e apresentou o calendário de eventos que a entidade promoverá neste ano. Todo o evento foi transmitido, ao vivo, diretamente do plenário do CFA pelo CFAPlay. Para conferir o debate na íntegra, clique aqui.

O Debate qualificado com temas de vanguarda é um projeto da Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos do CFA (CEPE/CFA), que tem por objetivo permitir que temas impactantes e de grande repercussão social futura possam ser discutidos no âmbito do Sistema CFA/CRAs. Além disso, proporcionar aos Conselheiros Federais, Presidentes Regionais, profissionais de Administração e à sociedade a busca pelo conhecimento, bem como elevar o nível de discussão nas reuniões plenárias, por meio de inserções filosóficas-científicas, de forma que o instigado seja ferramenta de mudança.

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA