Você está visualizando atualmente Começa o Encontro Nacional de Fiscais do Sistema CFA/CRAs 2021

Começa o Encontro Nacional de Fiscais do Sistema CFA/CRAs 2021

A semana começou com muita discussão sobre Fiscalização, cerne do sistema de conselhos, na edição de 2021 do Encontro Nacional de Fiscais do Sistema CFA/CRAs (Enaf). O evento está sendo realizado de forma híbrida, ou seja, tanto presencial como virtualmente. 

Cerca de 100 pessoas, entre conselheiros, fiscais e presidentes dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), estão no local do evento, em Brasília. As demais – mais de 70 –  participam ao vivo, por meio da ferramenta google meet, das palestras que buscam fazer um diagnóstico da situação da área em todo o Brasil e apontar os melhores caminhos e soluções.

Após ter sido adiado, em detrimento da pandemia, o Enaf era muito aguardado, segundo o diretor de Fiscalização e Registro do CFA, Carlos Alberto Ferreira Júnior, mais conhecido como Carlão. “A gente desenhou isso muito calmamente. Eu viajei vários estados nos últimos quatro meses para conhecer o trabalho desenvolvido por cada um dos regionais e entender o que está acontecendo. É muito importante esse compartilhamento de experiências dos estados que estão fazendo coisas exitosas”, afirmou na abertura. 

O primeiro a falar foi o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Kreuz, com o tema “Análise de Performance e Cenários”. Ele fez uma explanação sobre a realidade do Sistema CFA/CRAs por meio de números atuais. “Temos que sair daqui com uma agenda operacional bem desenhada, formatada, para voltarmos às nossas casas e fazer acontecer”, disse.

Ao comentar a relação entre o trabalho desempenhado na Fiscalização, o líder da autarquia lembrou que os administradores são os mais indicados para trabalhar com gestão. “Eu não sou político, eu sou um gestor. Sou vocacionado em resultados. Gestão em primeiro lugar na casa da Administração.

Ainda nos trâmites iniciais do evento, o vice-diretor da Câmara de Fiscalização e Registro, Evandro Linhares, comentou que a Fiscalização envolve todos. “A primeira reunião conjunta com conselheiros e presidentes dos regionais que eu participei me surpreendeu muito porque vários assuntos estratégicos foram discutidos com eles.”, afirmou. 

Hércules Falcão, conselheiro federal e membro da Câmara de Fiscalização e Registro (CFR), também participa do encontro por meio do Google Meet. O Encontro Nacional dos Fiscais do Sistema CFA/ CRAs acontece hoje, 5, e amanhã, 6. 

Elisa Ventura 

Assessoria de Comunicação CFA