You are currently viewing Fórum dos Conselhos Federais se reúne no plenário do CFA

Fórum dos Conselhos Federais se reúne no plenário do CFA

O plenário do Conselho Federal de Administração (CFA) recebeu a 87ª reunião ordinária do Fórum dos Conselhos Federais de Profissionais Regulamentadas. O encontro foi realizado durante toda a manhã desta terça-feira (26/07). 

A reunião foi liderada pelo coordenador do Fórum e presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz. Ao lado dele estava o secretário-executivo do Conselhão, Jenner de Morais. Ambos deram início às discussões, análise e aprovação da Ata.

O primeiro tema da pauta foi a diligência à casa civil para tratar de quem fará a supervisão dos conselhos. A proposta foi apresentada pelo vice-coordenador e presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Cont. Aécio Prado Dantas Júnior.

Um dos temas que mais gerou análise do plenário foi a tarefa de casa para os conselhos apresentarem as ações sobre SELIC e INPC. O Conselho Federal de Economia se propôs a fazer uma nota técnica sobre o tema para esclarecer os conceitos e levar clareza sobre o assunto. 

Mauro Kreuz destacou que é preciso compreender qual a função de ambas para a questão de reajuste e cobrança de débitos. 

 

“Muitas vezes essas forças geram impacto na gente por causa de confusão de outras ciências. Do ponto de vista técnico o reajuste dos débitos vencidos tem que adotar tanto o INPC quanto a Selic. A Selic como taxa de juros e o INPC para correção”. 

Pauta

A agenda de temas a serem discutidos na pauta foi extensa. Entre os assuntos analisados pelo plenário estavam as tratativas sobre IN87 e a apresentação Sankhia Plataforma de Negociação de Dívidas com os Conselhos.

Os participantes da 87ª reunião ordinária do Fórum dos Conselhos Federais de Profissionais Regulamentadas também puderam acompanhar o relato do Dr. Marcelo Dionísio. Ele falou sobre a promulgação da PEC Nº 125, de 14 de julho de 2022, mais uma dificuldade para os Conselhos.

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA