Você está visualizando atualmente RIADM é nova aposta para difusão e troca de informações pelo mundo

RIADM é nova aposta para difusão e troca de informações pelo mundo

Rede nasce com proposta ousada de unir profissionais da ADM para troca de conhecimentos, parcerias e desenvolvimento de projetos

O último dia do Fórum Internacional de Administração (FIA), edição 2022, foi marcado pelo lançamento da RIADM — uma rede internacional de profissionais de administração que visa promover o desenvolvimento técnico e científico, além da troca de experiências (educacional e empresarial) e intercâmbio cultural entre os participantes. A rede já nasce com participação de instituições peruanas e interesse de organizações do Chile e de outros países da América Latina.

A proposta da RIADM é unir administração e gestões empresarial e universitária, a fim de promover soluções em benefício das comunidades dos países membros. A RIADM é composta por entidades profissionais, conselhos de classe e associações de âmbito nacional e internacional.

Por meio de pesquisa, extensão e comunicação, a nova egrégora deve oferecer instrumentos de dinamização e aumentar os resultados dos trabalhos em administração. Deve, ainda, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e cultural dos países.

A rede é aberta e não tem limites de participantes. Instituições de todos os países podem aderir à RIADM, desde que compartilhem dos princípios da organização.

Quem quiser participar, basta apenas manifestar sua vontade em cooperar e ter aprovação do conselho de admissão. A RIADM possui três categorias de membros:

  1. Os membros fundadores – comprometidos com os programas centrais ou atividades centrais da rede;
  2. Membros associados – instituições que representam os profissionais de administração, tais como conselhos e associações, entidades empresariais, universidades, fundações, governos ou entidades governamentais
  3. Membros aderentes –instituições e pessoas físicas que aderem aos objetivos e princípios da rede e participam de suas atividades.

Para o idealizador do projeto, o presidente do CFA, Mauro Kreuz, a rede vem para atender aos anseios democráticos pela troca de ideias, sem interferência política de organizações. Para ele, uma das maiores virtudes da RIADM vai ser a interlocução direta e tornar-se-á um ponto de referência para todo aquele que estuda ou trabalha na área e tem interesse de ampliar seu conhecimento e sua visão de mundo.

“A rede surge no momento em que a administração completa 57 anos no Brasil e deve integrar primeiramente os profissionais da América Latina, mas já está aberta e fica aqui o convite para todos os profissionais de gestão e de administração de todo o mundo. Podemos desenvolver grandes projetos trocando ideias e experiências, além de conhecer a realidade do outro e do planeta”, disse.

Funcionamento

A RIADM será estruturada em assembleia geral e possuirá comitê executivo e conselho de admissão. Durante a assembleia geral, os membros fundadores e associados terão direito a voz (discurso) e voto; já os membros aderentes terão direito a voz.

O comitê executivo será composto pelo coordenador geral (cargo máximo), coordenadores nacionais (de cada país) e pelo coordenador administrativo. O conselho de admissão será constituído pelos membros fundadores e oito representantes de membros associados.

O primeiro coordenador-geral da rede será o diretor de Relações Internacionais e Eventos do CFA, Gilmar Camargo. Já o coordenador adjunto será o presidente do Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo (CLAD), Luis Molina.

“É sem dúvida um avanço que deverá dar bons frutos em termos de desenvolvimento mais à frente. Demos um primeiro passo, mas é preciso a participação de todos aqueles que amam e querem o bem da administração, no sentido de serem membros e colaborarem para difusão deste movimento que começa aqui”, finaliza Camargo.

Por Leon Santos – Assessoria de Comunicação CFA