Você está visualizando atualmente Projeção para 2023 nos pequenos negócios é otimista

Projeção para 2023 nos pequenos negócios é otimista

O segmento de pequenos negócios deve se manter aquecido em 2023. A projeção é do Sebrae. Considerando apenas o setor do comércio, observa-se uma sequência de datas que impulsionaram o consumo e as vendas.

Começou com a Black Friday, logo depois Copa do Mundo, Natal,  Réveillon e férias. No próximo mês, tem o Carnaval, e a tendência é de que o mercado siga em movimento.

Para impulsionar as vendas no setor, o Sebrae orienta diversificar canais de venda e ampliar a presença digital dos negócios para oferecer um melhor atendimento e uma experiência encantadora para o cliente. Para o diretor do Conselho Federal de Administração, Mauro Leônidas, o investimento em tecnologia tem gerado bons resultados para os negócios. 

“Vale ressaltar que vários negócios sobreviveram em função do uso da tecnologia através dos canais digitais de vendas.  Justamente para o ano que se inicia de 2023, as micro e pequenas empresas vão continuar utilizando os canais digitais de venda mas também irão utilizar o meio físico, o meio presencial, que tudo isso vai agregar valor às empresas”. 

Leônidas também é coordenador do comitê temático de formação e capacitação empreendedora do Fórum das MPEs e deixa uma sugestão importante para o cuidado com o trabalhador e o cliente.

“Temos que atentar também, né, as empresas, de modo geral, precisam atentar, que para essas vendas em locais físicos elas possam se sustentar, possam ter um volume maior de venda a necessidade da manutenção da higiene porque a covid-19 ela diminuiu, mas ainda está presente infelizmente na nossa sociedade também atingindo a economia. Portanto as empresas precisam se precaver em relação aos seus colaboradores, mas também aos seus clientes. Isso vai fazer um diferencial para que esse volume de vendas possa crescer”. 

Na avaliação do diretor do CFA, existe ainda outra perspectiva para melhorar o faturamento das micro e pequenas empresas em 2023. Leônidas se refere a ações e programas da área econômica do governo federal direcionadas ao setor.

Exemplo recém anunciado é o programa Litígio Zero que deve alavancar as micro e pequenas empresas e a arrecadação ao oferecer condições especiais para a quitação de tributos junto à Receita Federal, com cortes nos juros, multas, redução dos valores devidos e outras facilidades.  Esse tipo de iniciativa aquece a  economia, gera emprego e renda.

Sandra Fontella
Repórter Rádio ADM