Prêmio Guerreiro Ramos de Gestão Pública

Concedida pelo CFA, premiação busca reconhecer o trabalho de profissionais que se destacam na gestão pública. Inscrições abertas

O Brasil vive uma das piores crises políticas da história. Fruto da má ingerência, ela provoca, entre outras coisas, o sucateamento dos serviços públicos. Problemas diários na saúde, educação e segurança, por exemplo, tem levantando um amplo debate sobre a necessidade de melhorar e profissionalizar a gestão pública no país.

Pensando nisso, o Conselho Federal de Administração (CFA) criou o Prêmio Guerreiro Ramos de Gestão Pública. Além de valorizar os estudos iniciados por Alberto Guerreiro Ramos, a premiação promove a valorização dos gestores públicos que foram inovadores em suas funções e incentiva o desenvolvimento de trabalhos no campo da gestão pública e social.

A edição 2017 do Prêmio traz muitas novidades. Uma delas é a criação de mais duas categorias: “Jovem Pesquisador Guerreiro Ramos” e “Inovação na Administração Pública”. A premiação incluiu, ainda, os mestrandos e doutorandos como coautores na modalidade “Pesquisador Guerreiro Ramos”. Além dessas três editorias, os interessados poderão concorrer na categoria “Gestor Público”.

As inscrições já abertas e podem ser feitas até 30 de setembro no sítio eletrônico http://guerreiroramos.org.br. Os requisitos para participar em cada modalidade estão no edital do Prêmio. Os vencedores serão premiados conforme a modalidade. Na categoria “Gestor Público”, o vencedor receberá certificado, troféu, placa condecorativa e terá uma matéria publicada sobre memorial descritivo do agraciado.

Nas demais modalidades – “Pesquisador Guerreiro Ramos”, “Jovem Pesquisador Guerreiro Ramos” e “Inovação na Administração Pública” -, os três primeiros colocados receberão certificado e premiação em dinheiro. A premiação será entregue em solenidade a ser realizada pelo CRA da jurisdição do vencedor.

O edital com as regras para participar do Prêmio está disponível no site http://guerreiroramos.org.br.

Sobre o Prêmio – O Prêmio Guerreiro Ramos de Gestão Pública foi criado em 2010 para homenagear Alberto Guerreiro Ramos, professor brasileiro que teve grande relevância política e acadêmica. Por meio dele, o CFA resgata e valoriza o saber construído no pensamento crítico em conexão com a realidade social elaborado por Guerreiro Ramos.

Além disso, com a premiação, o Conselho reconhece os profissionais que, no exercício da atividade pública e empresarial, têm responsabilidade de repensar e desenvolver as organizações, se revelando capaz de promover a participação social e a cidadania.

Em 2009, o CFA reeditou uma das principais obras de Guerreiro Ramos, “Uma introdução ao Histórico da Organização Racional do Trabalho”. O livro contribui até hoje para o mundo acadêmico.

Assessoria de Imprensa CFA