Você está visualizando atualmente Plenário do CFA debate anteprojetos de leis e empossa conselheiro

Plenário do CFA debate anteprojetos de leis e empossa conselheiro

O vice-presidente do Conselho Federal de Administração, Adm. Rogério Ramos, abriu a Reunião Plenária, realizada na quarta-feira (19), em Brasília, com o relato das solenidades realizadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, em homenagem aos 57 anos de regulação da profissão de Administração. As deliberações seguem até a quinta-feira (20).

Rogério Ramos destacou a visibilidade alcançada com as celebrações, que foram transmitidas pelas mídias (TV e YouTube) das casas legislativas. “O Brasil pôde ver o nosso tamanho”, completou Ramos.

Segundo o gestor, essa foi também uma oportunidade para debater a relevância de leis que tratam sobre a gestão profissional e dão Norte ao profissional de Administração.

Ramos relembrou o estudo de Platão a respeito das formas de governo. Ao relacionar governantes e governados, em “A República”, o pensador conclui: “O castigo dos bons que não fazem política é serem governados pelos maus”. Com a citação, Rogério Ramos ressaltou aos 27 conselheiros federais efetivos e suplentes a importância da participação política.

 

Posse

Em seguida, o Plenário deu posse ao Administrador Emerson Clayton Arantes no cargo de conselheiro federal por Roraima. Emerson vem de uma longa caminhada junto ao CRA local. Tendo atuado como delegado e conselheiro, ele ajudou a estruturar o Conselho.

“É uma honra estar aqui no CFA representando nossos profissionais de Administração. Eu luto pela valorização da profissão e espero dar o meu melhor”, afirmou o novo conselheiro federal.

 

Deliberação

Anteprojetos que alteram algumas Resoluções Normativas como registro, anuidades e atividades profissionais e reformulação orçamentária foram iniciados na reunião da Diretoria Executiva (Direx) do CFA, na terça-feira (18), e ganharam enfoque durante a Plenária.

Em resumo, a Plenária discutirá, nestes dois dias, sobre prestação de contas dos Conselhos Federal e Regionais de Administração, o Programa de Integridade e Compliance, o aplicativo do CFA e a agenda de eventos futuros, dentre outros tópicos, como relatos da Junta Interventora do CRA-PE e assuntos da Ouvidoria. 

 

Direx

Reunidos um dia antes, os diretores das sete Câmaras Institucionais da autarquia aprovaram o Calendário de Reuniões para apenas os primeiros meses de 2023, já considerando a mudança na gestão. A reformulação orçamentária também foi analisada, junto com a prestação de contas do CFA e avaliação de parcerias do Sistema.

A Direx avaliou, ainda, os resultados apurados pela realização do XVII Fórum Internacional de Administração (FIA), de 26 a 28 de setembro, em Belém (PA). E analisou a agenda para os próximos eventos, que serão divulgados em breve.

 

Patrícia Portales
Assessoria de Comunicação do CFA.