As mudanças no mundo da administração são constantes. Tendências e novas técnicas se mesclam a metodologias já conhecidas em prol de resolver questões cada vez mais complexas diante do cenário disruptivo e instável, os chamados Bani e Vuca, mencionados por muitos estudiosos no assunto.
É nesse contexto que surge a RBA 159, disponível para você desde o final de abril. Nela, você verá na matéria de capa o design thinking de um modo como provavelmente você nunca viu: sua função, o contexto e por que ele foi criado, bem como por que as empresas mais inovadoras do mundo o utilizam.
Na esteira das metodologias, outro tema que aparece como grande trunfo para o crescimento das empresas é a escalabilidade. Muito utilizada em startups, o conceito é muito mais do que fazer a empresa crescer, de forma rápida e a baixo custo: a importância do que o conceito significa você lê nas páginas a seguir.
Outra matéria que deve dar o que falar é a intitulada “O Futuro será elétrico”, que fala sobre por que o crescimento da venda de carros elétricos chineses pode revolucionar a indústria automotiva. O fenômeno pode mexer com o mercado brasileiro, tanto na produção de veículos quanto na produção de peças.
Um dos conteúdos de grande relevância nesta edição está na matéria intitulada “Apareça para o mercado”. Nela você vai aprender dicas sobre como turbinar seu currículo e descobrir o que os recrutadores buscam na hora da contratação, o que aumentam consideravelmente as chances do CV ser visto e escolhido.
Saiba, ainda, por que o didatismo tem se tornado um dos fatores primordiais quando se fala de liderança. Considerado a Soft Skill do momento, ele tem sido decisivo nos setores e na organização das empresas, uma vez que engloba conceitos e rotinas como capacitação, comunicação, lifelong learning e incide, inclusive, na relação entre colaboradores e chefias nas empresas.
A importância das decisões orientadas por dados é outro tema extremamente relevante que pode ser visto na matéria “Data Driven”. Segundo um dos especialistas ouvido na matéria, ‘organizações que adotam a cultura de dados não apensa cresce mais que seus concorrentes como registram aumento de faturamento bruto entre 15% e 25%’, por isso a importância que o tema ganhou, sobretudo, em época intensiva de ferramentas como inteligência artificial e Power BI.
Já para quem trabalha com gestão pública e comércio exterior, um assunto que tem ganhado relevância e que pode mexer com as perspectivas de crescimento e objetivos dos países é o Soft Power. Considerado como um dos grandes ativos quando se fala em crescimento das nações, ele pode ser decisivo tanto no poder de influência dos países — importante em relações comerciais — quanto nos planejamentos para conquistar patamares de excelência.
É isso e muito mais. A RBA está no ar e traz novidades, bem como novas perspectivas sobre aquilo já ouviu falar, mas talvez não com um viés mais técnico e objetivo, que são marcas da revista.
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Leon Santos, editor-chefe da Revista Brasileira de Administração (RBA)