Você está visualizando atualmente IGM-CFA é destaque no 6º Congresso Pacto Pelo Brasil 2022

IGM-CFA é destaque no 6º Congresso Pacto Pelo Brasil 2022

O Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) foi destaque mais uma vez. O IGM 2022 foi tema de discussão no 6º Congresso Pacto Pelo Brasil 2022. 

Quem palestrou sobre o tema foi o diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, Fábio Mendes Macedo. O assunto foi abordado durante o Eixo 4 de discussão que tratava sobre Gestão Pública e Excelência. 

Fábio Mendes Macedo afirmou que a ferramenta vem cumprindo seu propósito de mudar a realidade dos municípios brasileiros, espalhando pelo país a importância de se ter uma gestão pública profissional e eficiente. 

“O IGM-CFA foi desenvolvido para promover o debate quanto a importância da gestão e o desenvolvimento dos municípios brasileiros. Por meio dele nós almejamos observar e notar quais são as deficiências dos municípios brasileiros para que possamos atuar com uma gestão técnica e científica, para que o gestor público saia daquele pensamento do achismo”. 

O painel do Congresso contou ainda com a participação dos palestrantes Odécio Branchini, representante da Qualitividade Treinamento e Consultoria, Ronald Dauscha, presidenta da Fundação Nacional da Qualidade Excelência da Gestão (FNQ) e Deise Wischral, coordenadora executiva do Observatório Social do Brasil de Santa Catarina.

Durante o evento realizado na quarta-feira (27/07) O diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA destacou ainda o trabalho do IGM ao fazer um “Diagnóstico Brasil” para auxiliar gestores e também a população que tem o papel de cobrar mais efetividade dos próprios representantes. 

“A série Histórica existe desde 2017. Nós já temos um ‘Diagnóstico Brasil’ que a gente está indo para o terceiro ano de publicação. Isso consolida observar o município e observar no que ele evoluiu e no que ele regrediu e quais são as efetivas entregas geradas para a sociedade”.

Para acompanhar tudo o que aconteceu no 6º Congresso Pacto Pelo Brasil 2022 é só acessar o link. (clique aqui)

IGM-CFA

O IGM consiste em uma métrica de governança partindo de três dimensões: finanças, gestão e desempenho. A atual versão do IGM-CFA consolida os dados dos 5.570 municípios brasileiros e inclui o Distrito Federal no estudo. São mais de 2,4 milhões de dados coletados das mais diversas fontes oficiais brasileiras, como o IBGE, Perfil Munic, Datasus, Secretaria do Tesouro Nacional, Índice Firjan, entre outros.

O portal atual também é mais dinâmico e visualmente mais atrativo e de fácil navegabilidade. Por meio do site será possível conhecer a média IGM estadual e fazer a consulta dos dados por estado, possibilidade que não era permitida nas versões anteriores. O site foi todo construído por colaboradores do CFA, gerando economia para a autarquia que, anteriormente, terceirizava a produção desses produtos.

Para acessar é só clicar no link.

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA