You are currently viewing IGM-CFA é assunto de webinar no CRA-MG

IGM-CFA é assunto de webinar no CRA-MG

O Índice CFA de Governança Municipal foi o tema de mais um webinar. Desta vez, o IGM-CFA 2022 foi destaque durante a live do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais, feita pelo canal da autarquia no Youtube. 

O tema do webinar foi “A importância dos indicadores para Gestão Pública Municipal”. Quem deu a partida para o debate foi o presidente do CRA-MG, Jehu de Aguilar. Ele destacou a importância do IGM-CFA e afirmou que a ferramenta tem ajudado a mudar a realidade de muitos municípios do país.

“O CFA tem trabalhado e vocês não imaginam o quanto esses índices são importantes para a gestão pública. A gestão pública passa por transformações em diversas normativas, e há necessidade de demonstração de índices, de como trabalhar e de como demonstrar”. 

A live durou mais de uma hora e também contou com a presença do diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, Fábio Mendes Macedo. Ele afirmou que a ferramenta traz um retrato detalhado das cidades do país e como isso pode auxiliar os gestores a mudar as realidades enfrentadas pela população.

“O CFA vem fortalecer a Administração Pública como um todo. O IGM-CFA já vem ganhando maturidade, e a cada ano nós estamos lançando um diagnóstico dos municípios com seus indicadores, suas variáveis. Nós queremos discutir gestão, discutir ciência, discutir um desenvolvimento para o país”.

As palestras do webinar foram conduzidas pela administradora e coordenadora do grupo temático de gestão pública do CRA-MG, Kelly Viana da Cunha Barbosa, a administradora Christiane de Miranda e Silva Correia,  a administradora Níbia Palma e o administrador Rafael Gonçalves. 

Entre os temas abordados estiveram: a metodologia da plataforma, gestão, finanças, desenvolvimento e planejamento. Os interessados em acompanhar o assunto precisam apenas acessar o canal do CRA-MG no Youtube.

 IGM-CFA 2022

A atual versão do IGM-CFA consolida os dados dos 5.570 municípios brasileiros e inclui o Distrito Federal no estudo. São mais de 2,4 milhões de dados coletados das mais diversas fontes oficiais brasileiras, como o IBGE, Perfil Munic, Datasus, Secretaria do Tesouro Nacional, Índice Firjan, entre outros.

O portal atual também é mais dinâmico e visualmente mais atrativo e de fácil navegabilidade. Por meio do site será possível conhecer a média IGM estadual e fazer a consulta dos dados por estado, possibilidade que não era permitida nas versões anteriores. O site foi todo construído por colaboradores do CFA, gerando economia para a autarquia que, anteriormente, terceirizava a produção desses produtos.

Para acessar é só clicar no link.

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA