Prospecta Selecta fiscaliza por meio do cruzamento de dados, uma das principais estratégias de fiscalização da Receita Federal
Líderes nacionais e regionais da Administração estiveram no maior centro de peregrinação do Nordeste brasileiro para participar do Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs nesta quinta-feira (10/04). A secretária executiva de Romaria e Turismo de Juazeiro do Norte, Genilda Ribeiro, marcou presença no encontro de alinhamento estratégico dos presidentes do Conselho Federal e Regionais de Administração.
“Estou passando para dar as boas-vindas a todos vocês e agradecer por Juazeiro do Norte ter sido escolhido para sediar esse evento e que vocês venham mais vezes visitar a terra abençoada por Padre Cícero”, celebrou a autoridade municipal.
Os trabalhos do Fórum no Cariri foram abertos pelo presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo, que ressaltou a importância de Juazeiro do Norte sediar os debates e ações que vão impactar o futuro da profissão nos próximos anos.
“Nosso trabalho, secretária, sempre é voltado para o engrandecimento, o fortalecimento e a reafirmação da importância da nossa profissão para a sociedade. Porque o planejar, o ato de gestão, da logística e de recursos humanos, dentre outras missões que nós temos, nós aprendemos desde a Academia”, ressaltou.
Quem também compôs a mesa de abertura no Hotel Verdes Vales foi o presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará, Adm. Rogério Cristino.
“Quero também agradecer a todos os presidentes e conselheiros do Brasil por estarem durante toda a semana aqui, em Juazeiro do Norte, terra do Padre Cícero, que é a casa do Administrador. Então, o Brasil todo está representado, todos os estados”, destacou o anfitrião.
O grande destaque do Fórum de Presidentes foi o lançamento da ferramenta para potencializar a fiscalização de concursos públicos por meio do cruzamento de dados, uma das principais ferramentas de fiscalização da Receita Federal. Denominada de Prospecta Selecta, a iniciativa vai apoiar o trabalho dos regionais para garantir as prerrogativas dos profissionais de Administração no serviço público, conforme defendeu o presidente do CFA.
“Nós temos a base de dados da Receita Federal, temos o e-Social, e agora nós vamos prospectar, fiscalizar e passar para todos os regionais o acompanhamento online de todas as seleções públicas e concursos públicos do Brasil”, garantiu Macedo.
O vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo, também abriu os trabalhos com os projetos do Programa de Desenvolvimento dos Conselhos Regionais de Administração (Proder), retomado em 2023 pela atual gestão. A iniciativa segue a todo vapor para apoiar as decisões e ações dos regionais, que efetivamente atendem e prestam os serviços diretamente aos profissionais de Administração em todo país..
Na sequência, o destaque foi para as pautas de alinhamento do Jubileu de Diamante da Administração. A profissão completa 60 anos de regulamentação profissional no Brasil com uma extensa programação comemorativa referendada pelos representantes do Sistema CFA/CRAs, selando a importância de todos os CRAs estarem alinhados com os projetos e ações no ano de 2025 como endomarketing, mídia, parcerias, eventos, honrarias, premiações e solenidades e tendo os líderes dos estados como frentes de apoio.
Já nas pautas de ampla discussão com os líderes regionais entraram as normas técnicas e regulamentações vigentes, bem como assuntos sobre infraestrutura, tecnologia aplicada à Administração e outras de interesse da profissão.
Os presidentes, ainda, ficaram por dentro do Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, que vai beneficiar todos os estados, e acompanharam detalhes sobre a produção do livro “60 anos da regulamentação da profissão de Administrador: Relatos Inspiradores”. A obra apresentará as contribuições dos profissionais registrados nos CRAs que impactaram e fortaleceram a Administração.
Além disso, ISO (Sistema de Gestão da Qualidade) e apresentação de Relatórios da Ouvidoria fizeram parte da extensa pauta de debates do Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs. O encontro fechou a série de atividades no Cariri.
Com os eventos realizados na terra do Padre Cícero, a Administração entra para a história de Juazeiro do Norte, sendo a primeira cidade do interior do Ceará a receber representações dos 26 estados e do Distrito Federal para deliberação de decisões estratégicas de interesse da profissão.
Atualmente, o Sistema conta com aproximadamente 450 mil registrados, sendo cerca de 13 mil no estado.
Adriana Mesquita
Assessoria de Comunicação CFA