Você está visualizando atualmente FIA: desde 1989 sendo o maior evento de Administração do mundo

FIA: desde 1989 sendo o maior evento de Administração do mundo

Desde 1989, dezesseis edições do Fórum Internacional de Administração já foram realizadas, sendo no Brasil ou no exterior. Considerado como o maior evento da Administração do mundo, o FIA foi desenvolvido para discutir, em dois e dois anos, temas contemporâneos voltados à administração pública e privada do país.

Pensando nesta trajetória, o Conselho Federal de Administração (CFA) tem publicado matérias especiais no site da autarquia sobre a retrospectiva do Fórum ao longo desses anos, e que podem ser acessados, a qualquer momento, por meio desses links.

1989 a 1995: RS, SC, RJ e EUA: clique aqui 

1997 a 2003: Espanha, Canadá, Goiás e Portugal: clique aqui 

A partir de agora você confere as edições realizadas entre 2005 e 2011:

2005 | Acapulco – México

Acapulco, balneário na costa do pacifico, foi a sede do IX FIA, em 2005. Para o mundo, foi um ano de turbulências. No Brasil, manifestações protestavam contra a corrupção. Nesta edição, o Fórum foi marcado por debates sobre a nova ordem mundial e inserção ao microcrédito, alternativa do mercado para impulsionar a economia dos países. Os profissionais de administração que participaram deste evento contribuíram para os estudos da atuação dos administradores no grande desafio de superar os graves problemas econômicos que retardavam o desenvolvimento dos países emergentes e potências mundiais.

2007 | Coimbra – Portugal

Coimbra, instalada à beira do rio Mondego, historicamente conhecida por sua universidade, foi a cidade sede do X FIA, novamente realizada em Portugal. O evento contou grande participação estudantil luso brasileiro e nomes da ciência da Administração de diversos continentes. O debate debatendo sobre temas da atualidade, a projeção do euro, a grande crise das bolsas orientais que abalaram o mundo corporativo e automação na produção.

2009| Fortaleza – Ceará

Em Fortaleza, a capital do Ceará, aconteceu o XI FIA marcado pela grande presença dos profissionais de administração na região nordeste do Brasil. Com o apoio da UECE e organização do CRA-CE, o Fórum internacional de Administração debatia as novas fronteiras de defesas digitais contra os ataques cibernéticos, que começavam a infestar a rede mundial de computadores. Outros temas, foram a geopolítica e a gestão contemporânea, com o início do governo de Barack Obama, presidindo os Estados Unidos, além da governança empresarial e pública, voltada para a segunda década do século XXI.

2011 | Turim – Itália / Genebra – Suíça

No ano de 2011, o Fórum internacional de administração aconteceu em dois países europeus, simultaneamente. A cidade Italiana de Turim e Genebra, nos alpes suíços, sediaram o XII FIA com o continente europeu e uma economia em crise. Nesta edição do evento, o FIA insere a temática de preservação da natureza, da sustentabilidade e de percepção voltada à responsabilidade social –  incluindo o Brasil – que seria governado pela primeira vez por uma mulher, Dilma Rousseff.

CFAPLAY

No CFAPlay, a Web TV da autarquia, você também confere uma entrevista especial com o administrador e diretor de Relações Internacionais e Eventos do CFA, Gilmar Camargo, sobre outras edições do FIA, propostas e objetivos do evento, e uma retrospectiva sobre os eventos realizados no Brasil. Confira no vídeo!

Paulo Melo
Assessoria de Comunicação CFA