Você está visualizando atualmente FIA de 2 em 2 anos: uma retrospectiva de ciclos 

FIA de 2 em 2 anos: uma retrospectiva de ciclos 

Um evento para se tornar consolidado necessita, entre outros pontos, oferecer oportunidades, formatar novas idéias e integrar pessoas de forma saudável. Não por acaso, esse sempre foi o perfil do Fórum Internacional de Administração – que depois de percorrer várias cidades pelo mundo, chega pela primeira vez à região norte, na cidade de Belém, capital do Pará.  São 33 anos de existência e de credibilidade em cada temática apresentada ao longo de 16 edições.

Não é novidade para ninguém que o Conselho Federal de Administração tem feito retrospectivas ao longo das semanas – voltadas às edições do Fórum. No site do CFA, por exemplo, iniciamos – na última semana –  a matéria especial sobre as primeiras reno país e exterior, destacando no formato de linha dalizações do FIA o tempo as edições de 1989 a 1995, em Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro e Miami. (Leia na íntegra aqui

A partir de agora você confere mais outras quatro edições, realizadas entre 1997 a 2003, e o contexto histórico de cada uma delas: 

1997 | Madri-Espanha
Madri, a icônica capital espanhola, também foi sede do Fórum. A primeira edição no continente europeu foi marcada por acontecimentos internacionais, hegemonia tecnológica  dos computadores e smartphones e pelo início da batalha entre Bill Gates e Steve Jobs, Microsoft e Apple – respectivamente. Fato é, que mais uma vez, se teria a oportunidade de utilização das plataformas digitais para definição de processos nas ações administrativas voltadas à era da internet, quando dados, estudos e gráficos poderiam sair do ambiente formal de trabalho e seguir para o sistema mobile de gestão. Na Espanha, a temática girava em torno dos prós e contras da União Europeia e as novas potências econômicas mundiais. 

1999 | Montreal-Canadá 
Montreal, a segunda mais populosa cidade do Canadá, com suas influências francesas e inglesas, também foi sede do FIA. No país norte-americano, o Fórum teve mais uma grande audiência internacional, com participantes de todos os continentes – que vivenciavam, em 1999, um recomeço para a economia mundial. Neste mesmo ano, o Brasil se definiu ao mundo como um país emergente, com grandes possibilidades no agronegócio e riquezas minerais. 

2001 | Goiânia-GO
Após ser sediado nos EUA, Espanha e Canadá, o FIA volta ao solo brasileiro, com a realização da sétima edição do evento em Goiânia, Goiás. O retorno ao país, abre a década da geração milênio e trata de temas voltados à produtividade, Recursos Humanos e a inovação da tecnologia. Naquele ano, o Fórum Internacional de Administração definiu metas para os próximos eventos e voltou a ser destaque como o maior evento de Administração do Brasil.

2003 | Lisboa – Portugal
O VIII FIA, em 2003, foi realizado em Lisboa, capital de Portugal. Um ano marcado por guerras e intolerância no cenário externo. Naquela ocasião, o evento prenunciava o Brasil governado pela esquerda, com reformas da previdência e tributária, com a inflação controlada e juros em queda. A ciência da Administração avaliava as políticas sociais, a geração de emprego e renda, as alternativas de produção, comércio e desenvolvimento em todos os continentes. O Fórum foi um marco nos debates propositivos para o entendimento da geopolítica mundial.

Além de Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro, Miami, Madri,  Montreal,  Goiânia e Lisboa, outras cidades brasileiras e países internacionais também puderam organizar e sediar o Fórum Internacional de Administração. A continuação dessa retrospectiva nós faremos, na próxima semana, aqui no site do CFA.

Paulo Melo
Assessoria de Comunicação CFA

Apoio: CRA-PA