Você está visualizando atualmente Fórum Internacional de Administração: de 1989 até aqui!

Fórum Internacional de Administração: de 1989 até aqui!

O FIA foi desenvolvido para discutir, a cada ciclo, temas emergentes do mundo da Administração, da gestão e da sociedade.

Hoje com 33 anos, o Fórum Internacional de Administração está mais consolidado do que nunca, com nova formatação, discussões que englobam países do exterior e envolvimento direto com o profissional de Administração. Na verdade, o FIA vem amadurecendo desde 1989 quando passou a ser oficial no Sistema CFA/CRAs, com edições de 2 em 2 anos.

Não por acaso, o FIA foi desenvolvido para discutir, a cada ciclo, temas emergentes do mundo da Administração, da gestão e da sociedade, bem como aprofundar o conhecimento e expertises dos participantes, trazendo novas informações com profissionais do Brasil e dos países convidados em cada edição

Historical presentation | Presentación histórica

1989 | Porto Alegre-RS

A primeira edição aconteceu em Porto Alegre (RS), no auditório da UFRS, um ano depois do Brasil ter sua nova constituição e a retomada democrática. Os temas naquela ocasião não poderiam ser outros, do que o debate acerca da liberdade de gestão, desburocratização e novos rumos para o Brasil e América Latina.

1991 | Florianópolis-SC

A segunda edição do Fórum aconteceu em Florianópolis, a capital de Santa Catarina. Naquela ocasião, fatos determinaram a nova ordem mundial, como o plano geopolítico internacional das correlações de poder e o fim da Guerra do Golfo e da Guerra Fria. A temática discutida naquela realização do FIA – trazia como destaque a ciência da Administração para os novos tempos.

1993 | Rio de Janeiro-RJ 

O Rio de Janeiro foi a anfitriã da terceira edição do Fórum Internacional de Administração, que naquele tempo, discutia sobre a revolução digital no Brasil e a escala de vendas de computadores domésticos que ultrapassava a comercialização de veículos na rede de negócios. Novos tempos, com olhares voltados ao desenvolvimento do meio ambiente e o futuro. 

1995 | Miami-EUA

Dois anos depois da realização no RJ, chegou a vez do FIA acontecer na Costa Leste dos Estados Unidos, mas precisamente em Miami, na Flórida. Entre as pautas tratadas em solo americano, discutia-se a globalização com temas de commodities e o turismo internacional sob a ótica da nova indústria para as nações. Foi em 1995, inclusive, que o mundo conheceu o sistema operacional de 16/32 bits criado pela empresa Microsoft, conhecido como Windows 95. Uma ferramenta que possibilitou a abrangência e aplicação da ciência da administração, a interligação de continentes e o acesso ao amplo conhecimento dos profissionais de administração às políticas econômicas e de gestão no novo mundo.

Outras cidades brasileiras e países internacionais também puderam organizar e sediar o Fórum Internacional de Administração. Essa retrospectiva nós faremos em um segundo momento aqui no site do Conselho Federal de Administração. Você não perde por esperar!

Paulo Melo
Assessoria de Comunicação CFA

Apoio: CRA-PA