Você está visualizando atualmente Entrevista Especial – RBA 152

Entrevista Especial – RBA 152

Serenidade e pés no chão

Presidente do CFA fala sua visão sobre o Brasil e a profissão e conta sobre projetos que pretende desenvolver durante seu mandato

Por Leon Santos

Eleito presidente do Conselho Federal de Administração, para o biênio 2023-2024, o administrador cearense Leonardo Macedo é o entrevistado da RBA ed. 152. A seguir, ele revela as ações que pretende desenvolver no campo da fiscalização, bem como na geração de emprego e renda para os profissionais da administração.

Com perfil progressista e sereno, Macedo pretende aumentar a conexão entre os conselhos regionais e o CFA, bem como fornecer condições para ampliar e melhorar a fiscalização profissional — por meio de novas tecnologias, parcerias e treinamento. Almeja investir em ações parlamentares que defendam legalmente a profissão e aumentar a visibilidade e protagonismo dos profissionais da administração no mercado de trabalho e na sociedade brasileira.

Continuação da entrevista (abaixo)

O senhor foi eleito presidente do CFA, em 2023, mas há muitos administradores que não o conhecem. Conte um pouco de sua trajetória pessoal, educacional e, sobretudo, profissional.

É com muita honra que assumo a presidência do Conselho Federal de Administração para a gestão deste biênio em curso. A administração sempre foi o norte da minha vida, quer seja no plano pessoal, educacional e, principalmente, profissional.

Sou cearense, natural de Brejo Santo, cidade da região do Cariri, conhecida por ser a terra do Padre Cícero — expressão da força e resignação do povo nordestino. Também sou cidadão honorífico de Juazeiro do Norte e Fortaleza.

Desde cedo iniciei como menor estagiário no Banco do Nordeste, tempo em que concluí o curso técnico em contabilidade. Em 1986, aos dezoito anos, fiz meu registro no Conselho de Contabilidade para atuar no escritório do meu pai, recém falecido.

Minha primeira graduação foi em administração, seguida depois por contabilidade e direito, com duas especializações voltadas ao conhecimento da área pública. Desde 1996 atuo como consultor na administração municipal e estatal, onde busco empregar nossas ferramentas de planejamento, organização, comando, coordenação e controle, em prol do emprego eficaz e eficiente dos recursos públicos e da sociedade.

Por meu trabalho em defesa da nossa profissão, fui agraciado com a maior comenda da nossa capital, Fortaleza, quando a Câmara Municipal me concedeu a Medalha Boticário Ferreira.

Pensando nos estudantes de administração, tanto do bacharelado quanto dos cursos tecnológicos, qual conselho o senhor daria — com relação à formação educacional e prática, nesse caso o estágio — para que eles possam ter êxito no mercado profissional?

Nossos estudantes são o nosso futuro. Enquanto Sistema CFA/CRAs, vamos buscar a interação, apoiar a criação de estágios e ajudar na habilitação com fornecimento de cursos gratuitos de extensão. Meu primeiro contato com a profissão foi mediante estágio, e hoje sou um profissional preparado oferecendo serviços à sociedade. Por fim, sou muito grato pela confiança que me foi dada na condução do nosso CFA, e prometo servir à nossa profissão, retribuindo um pouco do que ela sempre me deu.

Leia a primeira parte da entrevista 

 Por Leon Santos – Assessoria de Comunicação CFA