Você está visualizando atualmente CRA-AP realiza ações de fiscalização e apresenta IGM em Oiapoque

CRA-AP realiza ações de fiscalização e apresenta IGM em Oiapoque

Nos dias 15 e 16 de outubro, a equipe de fiscalização do Conselho Regional de Administração do Amapá, composta pelo diretor de fiscalização, Adm. Antônio Lima e o fiscal da autarquia, Adm. Nilson Melo, esteve no município de Oiapoque para cumprir extensa agenda. Dentre os compromissos estão: fiscalização às empresas de pequeno e médio porte, apresentação do Índice de Governança Municipal à equipe de governo da prefeitura local, visitas as instituições de ensino e palestra aos alunos dos cursos técnicos em administração e tecnólogos.

Durante as visitas às empresas, o fiscal apresentou o manual do administrador que contém a Lei 4.769/65 que regulamenta e estabelece normas ao exercício da profissão. Na maior parte das empresas visitadas, o proprietário é quem faz todas as operações administrativas. Foi estimulado que ao contratar um profissional da administração, seja técnico, tecnólogo ou administrador, boa parte da carga de trabalho será dividida com o profissional que trará mais resultados na resolução dos problemas da empresa, como, turn-over, absenteísmo, controles financeiros como fluxo de caixa, maximização das vendas através da gestão de marketing, gestão da inovação em produtos e serviços, gestão de recursos humanos e administração da produção e de processos, esses foram os principais problemas apontados pelos empresários.

Na prefeitura de Oiapoque, foi apresentado o Índice de Governança Municipal aos secretários municipais que consiste em um raio-x contendo indicadores de desempenho, gestão e finanças. Dentro de cada grupo, há subgrupos com indicadores na gestão da saúde, educação, saneamento, gestão de pessoas, qualidade e impacto dos investimentos, captação de recursos, e muitos outros. A secretária de administração, Valdirene Picanço, avaliou o IGM de grande importância para o planejamento das ações da equipe e já se comprometeu em atuar com um grupo de trabalho para identificar os pontos fracos do município e elaborar um plano de ação para a resolução dos problemas. O CRA-AP capacitou 50 administradores para a utilização da ferramenta IGM e auxiliar os municípios na identificação das necessidades e na elaboração do plano de ação, ao aplicar ferramentas e técnicas exclusivas dos profissionais da administração.

Fonte: CRA-AP