You are currently viewing Conselhos profissionais fazem balanço e traçam propostas para 2022

Conselhos profissionais fazem balanço e traçam propostas para 2022

O plenário do Conselho Federal de Administração (CFA) recebeu, na manhã desta terça-feira, 14, a última reunião do ano do Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas. O 82º encontro tratou de vários temas relativos aos conselhos profissionais e também foi um momento para fazer um balanço do trabalho realizado ao longo de 2021.

O coordenador do Fórum e presidente do CFA, Mauro Kreuz, começou a reunião com uma reflexão sobre o atual cenário econômico social do Brasil. Segundo ele, o ano foi difícil e 2022 será ainda mais complexo. “Tivemos um recuo econômico, são mais de 117 milhões de brasileiros com alguma restrição alimentar. A precarização da economia está latente e ela, infelizmente, não dá sinais de mudanças”, disse.

Para Mauro, o aumento do endividamento das famílias inibe o consumo. Além disso, a inadimplência cresce em todas as áreas, assim como a taxa de desemprego. “Isso, certamente, reflete nos conselhos profissionais.”, afirmou o presidente. Em seguida, o Fórum começou a discutir os temas da pauta da reunião.

Na oportunidade, o Fórum aprovou o calendário de reuniões proposto para 2022. Discutiu-se, ainda, o relato FOC Conselho de Fiscalização Profissional do Tribunal de Contas da União (TCU). Este processo (nº 036.608/2016-5) trata de avaliar, em âmbito nacional, a regularidade das despesas e outros aspectos da gestão dos conselhos de fiscalização profissional. O ministro Augusto Nardes, que esteve presente na 81ª reunião do Fórum, já falou sobre a importância da governança nos conselhos.

Sobre a questão, Mauro falou do Debate Qualificado realizado pelo CFA que tratou da gestão de compliance. A expectativa é de que o Sistema CFA/CRAs tenha, em 2022, um programa de integridade para prevenir desvios e casos de corrupção. O coordenador do Fórum propôs, ainda, promover a mesma palestra em um dos encontros do Fórum.

Além disso, durante a reunião o Fórum discutiu temas como o trabalho junto ao Arquivo Nacional e a consolidação dos decretos junto com relato da reunião com o Ministro do Trabalho Onyx Lorezoni.

Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA