Você está visualizando atualmente Congresso vai discutir gestão pública em Brasília

Congresso vai discutir gestão pública em Brasília

Brasília vai receber a primeira edição do Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados. O tema do evento diz respeito à adoção das diretrizes da Nova Gestão Pública (NGP), que é baseada no modelo de gestão gerencial implantado no Brasil em 1995, com o advento do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado. 

A NGP tem como principal ponto de análise a gestão por resultados. Este modelo, que se aproxima dos métodos gerenciais do setor privado, propõe valorizar o princípio constitucional da eficiência. 

O objetivo do Congresso é mostrar a importância da adoção de metodologias, de sistemas e de tecnologias e a implementação de instrumentos de planejamento estratégico perante os governos locais. Tudo isso para ampliar o grau de eficiência, eficácia, efetividade e gestão orientada por resultados.

A prática visa fortalecer, desenvolver habilidades e competências na alta administração, com vistas a disseminar as diretrizes e postulados teóricos e práticos da nova gestão pública, tudo isso com ênfase em pontos fundamentais:

  • Descentralização política e administrativa
  • Redução dos níveis hierárquicos 
  • Flexibilidade organizacional
  • Controle dos resultados
  • Excelência no atendimento
  • Qualidade do gasto público

Serão realizados ciclos de palestra sobre gestão pública gerencial, governança pública, governança das contratações, índice de gestão municipal, gestão por resultados, planejamento estratégico financeiro, governo digital, gestão do Fundeb e alicerces de uma gestão pública municipal de sucesso.

Também será realizada a Premiação das Administrações Municipais que se destacaram em primeiro lugar no Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração referente ao ranking de 2021/2022.

O CFA também será representado durante o Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados pelo diretor da Câmara de Gestão Pública, Fábio Mendes. Ele será um dos palestrantes do evento. 

O Congresso será realizado nos dias 3 e 4 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Todos os detalhes sobre o encontro estão disponíveis no site www.ibgr.com.br.

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA