Você está visualizando atualmente Cidades inteligentes: solução para crescente população mundial

Cidades inteligentes: solução para crescente população mundial

Segundo estimativa da Organização das Nações Unidas o mundo terá 9,7 bilhões de habitantes em 2050. A previsão é que a população mundial passe de 7 para 10 bilhões de pessoas ainda neste século. Mas como se preparar para essa realidade num futuro tão próximo?

Alguns especialistas defendem que as cidades devem ser cada vez mais inteligentes e sustentáveis para atender a essa demanda. Lígia Terezinha Simonian – especialista em políticas públicas, gestão e governança nas áreas protegidas  e professora da Universidade Federal do Pará, alerta que ainda estamos engatinhando neste aspecto.

“Cidade Inteligente é aquela cidade que daqui a 30 anos vai ser sustentável, caso contrário não vai ser cidade inteligente. Aqui no Brasil as cidades mais próximas dessa categoria são:  São Paulo, Florianópolis e Curitiba. Fora dessa área não temos nenhuma que se aproxime dessa categoria. Então precisamos realmente de um trabalho hercúleo para que se alavanque com essa questão na sociedade brasileira e humana como um todo.”

A especialista reforça que o conceito de inteligente vai além do avanço tecnológico. Ações simples também podem contribuir neste aspecto ao facilitar a vida e o bem-estar da população.

O diretor da Companhia de Saneamento do Paraná, Hudson José, ex-secretário de governo, destaca dois projetos implantados em Curitiba que servem de exemplo. Um deles mais recente foi o trabalho educativo junto à população que ajudou a superar uma crise hídrica. Outro, implantado há mais de 30 anos, apostou num processo de coleta seletiva de lixo para resolver o problema de  colapso do aterro sanitário local.

“A cidade começou a fazer um trabalho de comunicação muito intenso e trabalhou-se com um programa de educação ambiental nas escolas públicas. Foi implantado um sistema de câmbio verde. A cidade se encarregou de fazer esse processo e remunerar as populações mais carentes pela coleta desse material. Depois manteve-se essa prática, com a implantação de uma mini usina e seleção prévia do lixo nas casas. Então esse processo acabou ganhando corpo e virando proposta coletiva”.

O assunto foi tema de debate com administradores no Fórum Internacional de Administração em Belém do Pará. Para acompanhar tudo o que aconteceu no FIA 2022 é só acessar o CFAPlay

Denise Coelho
Repórter Rádio ADM