[ CFA ] Trabalho das Câmaras do CFA, casos de sucesso e Gestão encerram V Convenção

O desafio da Convenção do Sistema CFA/CRAs de tornar o Sistema mais forte e unificado continua sendo o principal foco do evento, que chega à quinta edição neste ano. E nesta sexta-feira (19), as atividades do último dia foram iniciadas com a palestra “As questões da Qualidade do Ensino da Administração e o Papel do Sistema CFA/CRAs”. A apresentação contextualizou o ensino da Administração em todo país para mostrar o trabalho que a Câmara de Formação Profissional do CFA desenvolve em prol da formação dos administradores e tecnólogos. Segundo o diretor da Câmara Adm. Mauro Kreuz, as ações se concentram desde o ensino nas Instituições de Ensino Superior ao reconhecimento de profissionais com diferenciais no mercado, por meio do Programa de Certificação Profissional. “O aluno não pode ter dúvida do que é Administração como área de conhecimento, muito menos sobre o que é ser administrador”, ressaltou o diretor.

Outro assunto destacado por Mauro Kreuz foi o acordo de cooperação com a Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES). A proposta do CFA contempla sugestões para diminuir o distanciamento entre a formação acadêmica e o mercado de trabalho para os profissionais de Administração.  O diretor da Câmara de Formação Profissional também falou da importância da identidade e da unidade para o fortalecimento de todo Sistema CFA/CRAs.  “Só podemos integrar e crescer se formos partes, se formos todos. E para isso, nós precisamos ser nós mesmos”, concluiu Mauro Kreuz.

No painel de Gestão Pública, organizado pela Câmara de Gestão Pública do CFA, na “Apresentação do Índice de Qualidade da Gestão Pública Municipal”, os diretores do Instituto Publix administradores Humberto Falcão Martins e Gilberto Porto destacaram o panorama dos índices para medir a qualidade da Governança Pública nos municípios. Após apresentar os números, o Doutor em Administração e Mestre em Administração Pública Humberto Falcão Martins lamentou a falta de indicadores de desempenho na gestão pública municipal:

“Infelizmente, não há métricas para medir sequer aspectos básicos, como saúde, educação e segurança, nos municípios”, destacou ele.

Casos de sucesso dos Conselhos Regionais de Administração do Espírito Santo, Paraná e Piauí também foram apresentados ao público neste último dia da V Convenção do Sistema CFA/CRAs. O administrador Manoel Carlos Rocha Lima falou sobre o Prêmio Inoves, programa do Governo do Estado do Espírito Santo que estimula o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público capixaba. Já a servidora da Prefeitura Municipal de Londrina (PR) Adm. Liz Dayane Paludetto Rodrigues trouxe resultados do Projeto Administrador na Gestão Municipal. A manhã de atividades foi encerrada pelo conselheiro federal Adm. Carlos Henrique Mendes da Rocha, que falou sobre o Fórum de Gestão Pública do Piauí (FOGESPI).  O evento realizado pelo Conselho Regional de Administração (CRA-PI) promove espaço para exposição e discussão de temas relevantes para a Gestão Pública e sociedade em geral.

As atribuições da Câmara de Administração e Finanças do CFA abriram à tarde de debates e reflexões do último dia da V Convenção do Sistema CFA/CRAs. Membros da Câmara destacaram tópicos como Aquisição de Material, Portal da transparência, Relatório de Gestão, Auditoria, entre outros.

O Sistema Integrado de Gestão (SIG) e as possibilidades de sua aplicabilidade, bem como a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e seus reflexos, como agilidade e redução de custos, também foram elencados pelo superintendente do CFA, Adm. Douglas Evangelista Neto. A partir dos debates, sugestões podem vir a ser aplicadas no desenvolvimento dessas ferramentas tecnológicas.

A secretária municipal de Ordem Pública de Salvador (Semop), Rosemma Burlacchini Maluf, fechou à tarde de debates com uma palestra sobre Gestão. A administradora destacou pontos importantes de sua liderança frente à pasta.

A V Convenção do Sistema CFA/CRAs foi realizada pelo Conselho Federal de Administração em parceria com o Conselho Regional de Administração da Bahia. Foram três dias de reflexões e trocas de conhecimentos.  Durante todo o encontro, o auditório do Hotel Deville Prime ficou lotado de participantes. As informações, métodos e técnicas repassados foram ingredientes para quem buscava mais conhecimentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CFA (com adaptações)