Quando o assunto são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Conselho Federal de Administração sempre está atualizado. O tema sempre está presente nas pautas do Sistema CFA/CRAs.
Inclusive, durante a plenária do CFA, realizada em março, o conselheiro federal Júlio Rezende fez uma apresentação sobre as ações que a autarquia desenvolve e que vão de encontro com os ODS. A proposta foi apreciada pelos conselheiros que ainda vão poder apresentar mais sugestões sobre como o Sistema pode contribuir para o Desenvolvimento Sustentável de um modo geral.
“Adotar os ODS no CFA e coloca-los em prática é uma forma de colaborar com o desenvolvimento sustentável. Além disso, o CFA está sendo uma referência para todos os Conselhos Regionais de Administração, assim como outras entidades de representação profissional, demonstrando mais uma vez inovação, pioneirismo e liderança à medida que guia que outras organizações também percebam como podem colaborar com o desenvolvimento sustentável”. Afirmo, Júlio Rezende.
Júlio Rezende também afirmou que a expectativa é que os colaboradores também sejam ouvidos e ajudem no processo. Em um próximo momento serão apresentadas orientações para que os Conselhos Regionais também procurem identificar a adesão das ações aos ODS.
“Conselhos Regionais de Administração são importantes mecanismos para vermos a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É muito importante também refletir sobre como os ODS podem ser instrumentos para pensar em políticas públicas que colaborem para a gestão de cidades mais sustentáveis”.
Ao todo são 17 ODS. Confira:
- Erradicação da pobreza
- Fome zero e agricultura sustentável
- Saúde e bem-estar
- Educação de qualidade
- Igualdade de gênero
- Água potável e saneamento
- Energia limpa e acessível
- Trabalho decente e crescimento econômico
- Indústria, inovação e infraestrutura
- Redução das desigualdades
- Cidades e comunidades sustentáveis
- Consumo e produção responsáveis
- Ação contra a mudança global do clima ´
- Vida na água
- Vida terrestre
- Paz, justiça e instituições eficazes
- Parcerias e meios de implementação
Destaque
Faz alguns anos que o CFA é signatário do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que busca engajar empresas e organizações na adoção de ações voltadas ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A autarquia realiza inúmeras práticas organizacionais alinhadas aos dez princípios da iniciativa da ONU, sobretudo no que diz respeito à área de meio ambiente, direitos humanos e trabalho.
Para quem quiser saber mais sobre as ODS o tema já foi destaque por aqui com a reportagem sobre cidades sustentáveis (clique aqui) e sobre a ratificação do CFA com o assunto. (clique aqui)
Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA