You are currently viewing CFA firma termo de cooperação técnica com a Famurs para uso do IGM

CFA firma termo de cooperação técnica com a Famurs para uso do IGM

O Conselho Federal de Administração firmou termo de cooperação técnica com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul. A parceria tem como objetivo melhorar a performance da gestão pública das cidades do estado gaúcho, utilizando os parâmetros do Índice de Governança Municipal do CFA. 

A cooperação também vai proporcionar a criação de um prêmio que visa valorizar gestões exitosas. A ideia é premiar as prefeituras gaúchas, durante o 41º Congresso de Municípios do RS, que será realizado em junho de 2023.

O presidente do CFA, Mauro Kreuz, afirmou que a parceria estabelecida é um grande passo para o futuro da gestão pública no estado e em todo o país. 

“Poderá ser um embrião que deverá inspirar outros acordos de cooperação pelo Brasil afora. Estamos começando aqui no Rio Grande do Sul com essa primeira parceria buscando evidenciar o IGM, que tem uma base científica sólida e consolidada, para que sirva de referência no sentido de premiar as melhores gestões municipais”.  

A parceria com a Femur também vai oferecer capacitação aprofundada com os gestores municipais para apresentar as variáveis de cada indicador do IGM, através da Câmara de Gestão Pública (CGP/CRA-RS). Ação celebrada pela presidente do  Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul, Claudia de Souza Pereira Abreu.

“É um orgulho promover a qualificação de prefeitos, cada vez mais jovens, e ver os municípios progredindo”.

Ainda estiveram presentes na assinatura do termo cooperação técnica, o presidente da Famurs, Paulinho Salerno, o vice-presidente de Fiscalização e Registro do CRA-RS, Luiz Klipper, o coordenador-geral da Famurs, Ademir Baretta; o superintendente de Assuntos Municipais da Famurs, Aicaro Ferrari; o prefeito e vice-prefeito de Santiago, Tiago Gorski Lacerda e Marcelo Gorski de Matos, respectivamente. 

IGM-CFA

O IGM consiste em uma métrica de governança partindo de três dimensões: finanças, gestão e desempenho. A atual versão do IGM-CFA consolida os dados dos 5.570 municípios brasileiros e inclui o Distrito Federal no estudo. São mais de 2,4 milhões de dados coletados das mais diversas fontes oficiais brasileiras, como o IBGE, Perfil Munic, Datasus, Secretaria do Tesouro Nacional, Índice Firjan, entre outros.

O portal atual também é mais dinâmico e visualmente mais atrativo e de fácil navegabilidade. Por meio do site, será possível conhecer a média IGM estadual e fazer a consulta dos dados por estado, possibilidade que não era permitida nas versões anteriores. O site foi todo construído por colaboradores do CFA, gerando economia para a autarquia que, anteriormente, terceirizava a produção desses produtos.

Para acessar é só clicar no link.

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA