O Fórum Internacional de Administração 2024 mostrou seu lado acadêmico na premiação de melhores artigos científicos inscritos no evento. Foram 76 trabalhos inscritos, 53 aprovados e 35 apresentados: desses, três foram consagrados em cada categoria.
Na categoria profissional, o primeiro lugar foi para Tiago Zardin Patias. Com o título “Implantação de uma ferramenta de business intelligence em um setor de faturamento hospitalar: aplicabilidade e potencialidades”, o trabalho mostrou versatilidade no uso de BI na área de Saúde.
O segundo lugar foi para Marcos Paulo Dhein Griebeler. Com o trabalho denominado “Atuação Municipal e Corediana em 2023: uma análise do Índice CFA de Governança para o Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, Brasil”, o autor analisou como o IGM/CFA pode contribuir para o desenvolvimento e reestruturação do Rio Grande do Sul no último ano.
Já o terceiro lugar na mesma categoria foi para Silvia Amélia Mendonça Flores. Com o artigo “Empreendedorismo em detalhes: comportamento e planejamento financeiro do MEI”, ela mostrou a importância do planejamento nas operações dos negócios do tipo Microempreendedor Individual.
Pós-graduação
Na categoria pós-graduação, o primeiro lugar foi para Renato Schaurich Monteiro. Ele apresentou o artigo “Medidas atitudinais para governança socioambiental em organizações públicas”, que avaliou melhores práticas no âmbito da ESG em órgãos públicos nacionais.
O segundo lugar ficou para Amanda Rafael Stein, com o artigo “Capacidades Organizacionais para Transformação Digital”. O artigo abordou medidas capazes de gerar inovação, além de avaliar como está sendo feita a transformação digital dentro das organizações.
O terceiro lugar ficou para Ritieli Novais Klose. Com o estudo sobre “Perfil Empreendedor de jovens que empreenderam com propósito em Porto Alegre-RS”, ela avaliou ações empreendedoras que mostraram que o propósito social é tão importante quanto a gestão em si.
Banca
Os responsáveis por selecionar e avaliar os artigos do fórum são os administradores e membros do Comitê Científico Daniel Lacerda, a professora-doutora Isabela Fornari Muller e o doutor Emerson Clayton Arantes. Além deles, também são integrantes do grupo e também avaliaram os trabalhos os administradores: doutora Cláudia Salles Stadtlober (CRA-RS), professor Rafael Teixeira e pela professora e conselheira do CRA-RS Maria D’Lourdes Guimarães.
Ao todo foram R$ 60 mil distribuídos entre o primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria. Ainda foram oferecidas bolsa de pós-graduação 100% gratuita para autores profissionais em graduação.
Conheça todos os vencedores:
Categoria Profissional
– 3º lugar: Silvia Amélia Mendonça Flores
– Artigo: Empreendedorismo em detalhes: comportamento e planejamento financeiro do MEI
– Coautores: Daniela Ferreira Marques Costa
– 2º lugar: Marcos Paulo Dhein Griebeler
– Artigo: Atuação municipal e corediana em 2024: uma análise do índice CFA de Governança para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, Brasil
– 1º lugar: Tiago Zardian Patias
– Artigo: Implantação de uma ferramenta de business intelligence em um setor de faturamento hospitalar: aplicabilidade e potencialidades
– Coautores: Leonardo Lavalhos Linke
Categoria Pós-graduação
– 3º lugar: Ritieli Novais Klose
– Artigo: Estudo do perfil empreendedor de jovens que empreenderam com propósito em Porto Alegre/RS
– 2º lugar: Amanda Rafael Stein
– Artigo: Capacidades organizacionais para transformação digital
– Coautores: Cristiane Froehlich; Serje Schmidt
– 1º lugar: Renato Schaurich Monteiro
– Artigo: Medidas atitudinais para a governança socioambiental em organizações públicas
– Coautores: Flávio de São Pedro Filho
Categoria Graduação
– 3º lugar: Gabriela Cappellari
– Artigo: Mulheres Empreendedoras, Maternidade e Conflitos: histórias de vida
– Coautores: Fernanda Rosa de Oliveira, Bianca Bigolin Liszbinski; Pamela Priscila Correira
– 2º lugar: Ellen Rubia Vargas Peixoto
– Artigo: Impacto da inteligência artificial na gestão de pessoas, liderança e motivação nas empresas
– Coautores: Mara Cristine Kich; Isabel Ermisa Alarcon Pizzorno
– 1º lugar: Bruna Olegário Mughiuti
– Artigo: Um novo olhar à formação do Administrador: perspectivas e considerações acerca do empreendedorismo feminino da empresa júnior
– Coautores: Vinicius Tiago Schmitt
Assessoria de Comunicação do CFA