Você já sentiu alguma vez que sua carreira está estagnada, mesmo depois de anos de dedicação? Essa sensação é mais comum do que parece e se tornou ainda mais evidente no cenário atual, em que tecnologias como a inteligência artificial estão redefinindo o futuro do trabalho.
A era digital trouxe um ritmo acelerado de transformação, e profissionais de diferentes áreas começam a se questionar sobre quando e como mudar o tipo de negócio ou carreira para acompanhar as tendências e se manterem relevantes. A IA não está apenas automatizando tarefas: ela está criando novas oportunidades de negócio e mudando o perfil das habilidades exigidas.
Profissionais que antes dependiam exclusivamente de conhecimentos técnicos agora veem um mercado que valoriza a contratação skills-based, onde as habilidades práticas e competências específicas podem pesar mais do que um diploma formal. Essa mudança para contratações baseadas em habilidades, em vez de dar ênfase aos currículos tradicionais, sugere que o futuro do trabalho é dinâmico e exige flexibilidade.
Muitos ficam receosos em mudar de área ou investir em um novo tipo de negócio, mas essa decisão pode ser crucial para o futuro profissional. Revisitar objetivos, entender as tendências e, principalmente, desenvolver uma mentalidade de aprendizado constante são passos essenciais para aqueles que desejam sair da estagnação e dar um salto em direção o futuro.
Já para quem almeja um cargo de líder, o cenário é ainda mais desafiador. A liderança moderna exige uma combinação de habilidades técnicas, emocionais e visão estratégica, não apenas por status ou poder, mas por que líderes hoje têm um papel fundamental no desenvolvimento de equipes, influenciando diretamente o ambiente e a cultura da empresa.
Assumir uma posição de liderança é um convite para sair da zona de conforto e buscar constantemente novas formas de inspirar e motivar. Bons líderes têm o compromisso de preparar suas equipes para um futuro em que a colaboração com a IA estará cada vez mais presente.
Chegar ao topo é um processo árduo e que leva por vezes à solidão. Porém, quando bem trabalhada essa fase pode se transformar em solitude, momento que propicia colocar as ideias e sentimentos no lugar e conseguir o combustível necessário para pôr em movimento outros projetos na vida.
Aos que já tem seus objetivos bem delineados, investir em um personal branding forte e autêntico pode ser fundamental para aumentar a visibilidade e marketing pessoal. Esse processo envolve entender desde como você quer ser visto, quais valores quer comunicar e de que forma pode agregar valor a seu público.
Por fim, um assunto um tanto polêmico, em contraposição a posturas de verdadeiros líderes, e que devem ser ditos e combatidos é o ostracismo forçado. É quando “chefes” colocam seus comandados na geladeira motivando-os a pedir demissão.
Além de representar uma postura contra a humanidade, ética profissional e às melhores práticas de gestão é também um tema em que o Compliance das empresas deve monitorar e assim evitar possíveis processos judiciais. Se bem tratado evita-se a proliferação de um clima tóxico departamental, bem como dá chance àqueles que realmente têm o perfil de líder.
Os termos em negrito, deste texto, são conteúdos de matérias da RBA edição 163. Seja nosso convidado em mais uma viagem nos temas mais quentes da administração e naquilo que mais tem sido falado nas empresas e no mercado.
Clique, aqui, e leia edição completa.
Boa leitura!
Leon Santos, editor-chefe, Revista Brasileira de Administração (RBA)