Você está visualizando atualmente 2º EREF busca ampliar fiscalização com transparência e unificação de processos

2º EREF busca ampliar fiscalização com transparência e unificação de processos

Nos dias 26 e 27 de julho a cidade de Curitiba, capital do Paraná, recebeu a segunda edição do Encontro Regional de Fiscalização e Registro da Região Sul. No evento foram discutidos os rumos da Fiscalização no sistema CFA/CRAs e boas práticas nas áreas de atendimento e registro dos conselhos profissionais. 

Todos os estados do Sul participam das atividades, tendo espaços para compartilhar sua experiência e ações de destaque. O encontro também contou com representantes de diversas regiões do país, que buscaram estar atentos às novidades em relação à temática. 

O diretor da Câmara de Fiscalização e Registro do CFA, Adm. Sérgio José Rauber, destaca que os dois dias do EREF Sul serviram para que fosse trabalhado na busca de se levar transparência e unificação a todo o processo fiscalizatório e todo o processo de registro. A ideia é trabalhar na base com o pessoal que tem o contato com o administrador, que vai fiscalizar as empresas.

“É uma maneira da gente unificar a fiscalização, que é nossa atividade fim no Sistema. Sem fiscalização não existe nada. A expectativa é escrever as resoluções normativas da fiscalização com a participação desses profissionais que realizam esse trabalho”.

Os debates técnicos e de alta qualidade serviram para mapear as realidades encontradas em todo o país, mostrando que é possível e necessária uma política com procedimentos padronizados que vai atender as necessidades comuns. A diretora de Fiscalização do Conselho Regional de Administração do Paraná, Adm. Márcia Neller, afirma que o EREF cumpriu seu objetivo, ao preparar conjuntamente um documento que vai ser levado ao CFA com sugestões de melhorias em diversas áreas. 

“Acreditamos que a tecnologia aliada às novas diretrizes e procedimentos comuns irão transformar a forma como os administradores serão vistos. A forma de fiscalizar antiga abrirá espaço para uma mais moderna e ágil. A sociedade irá se beneficiar disso pois, o sistema CFA/CRA trabalhará cada vez mais de forma comunicativa e antenada às mudanças que são cada vez mais rápidas e impactantes e ao mesmo tempo, sem perder jamais o seu compromisso com o cumprimento da legislação e transparência”.

O anfitrião do evento, o presidente do CRA-PR, Adm. Marcello Padula, ressalta que o EREF foi um sucesso e o resultado obtido vai garantir soluções para um futuro de bons resultados para a fiscalização.

“O principal resultado obtido é justamente essa união de esforços, essa troca de ideias para que a gente possa fazer estratégias comuns. A gente vai entender os problemas dos nossos parceiros e a gente passa a ser mais efetivo na fiscalização”.

Tudo o que foi analisado no Encontro Regional de Fiscalização e Registro da Região Sul será levado para análise e discussão durante o Encontro Nacional de Fiscais do Sistema CFA/CRAs

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA