Você está visualizando atualmente Webinar traz panorama do mercado de trabalho feminino no Brasil  

Webinar traz panorama do mercado de trabalho feminino no Brasil  

A Comissão Especial ADM Mulher promoveu mais um bate papo nesta última quinta-feira, 29, sobre o universo da Administração, a partir da ótica do feminino. Desta vez, o tema do webinar, realizado mensalmente, “Carreira e mercado de trabalho”. 

A coordenadora da Comissão e diretora da Câmara de Formação Profissional do CFA, Cláudia Stadtlober, fez um agradecimento logo no início e reforçou a importância da iniciativa. “Eu acredito que essa nossa parceria do federal com os estados têm contribuído muito para o nosso processo de desenvolvimento, para as trocas, para nos fortalecer e nos colocar, cada vez mais, no mercado de trabalho”, afirmou. 

A administradora e vice-presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), Rita da Silva, foi a responsável pela condução do debate. Antes de apresentar as palestrantes, ela saudou o presidente do Conselho Federal de Administração, Mauro Kreuz, e fez um agradecimento especial ao presidente do CRA-CE, Leonardo Macedo. 

A primeira a se apresentar foi a empresária e coach internacional, Delania Santos que compartilhou sua história pessoal para falar sobre construção e gestão de carreira. “Escolhi quatro momentos para representar esses quatro ‘pit-stops’ que trazem reflexões sobre uma carreira com sentido”, explicou. 

A consultora dividiu com os internautas o início de sua trajetória e como foi se capacitando para conseguir direcionar sua vida profissional para onde queria. Entre os diferenciais apontados, foi o fato de ter galgado suas próprias oportunidades, como narra no webinar. 

Um dos ensinamentos trazidos por ela que mais a desafiou enquanto profissional foi quando a pandemia chegou ao Brasil, no ano passado. Com uma empresa, à época, totalmente presencial, um mestrado em curso, além dos cuidados com a família, foi preciso buscar novas alternativas para encarar a realidade. “Nesse momento, eu reinventei o meu negócio e hoje eu tenho uma startup que produz conteúdos educacionais digitais”, contou.

O ponto de vista de Delania sobre o tema foi complementado pela visão da magistrada e pesquisadora, Bárbara Ferrito. Autora do livro, Direito e desigualdade, a escritora falou sobre o que chamou de violência que as mulheres sofrem no mercado de trabalho, a partir de uma pesquisa do Instituto Locomotiva. 

“Eu imagino que um público de administradoras e administradores vai lidar com essas violências. O principal que nós precisamos tratar hoje é ensinar essas pessoas a reconhecerem essa violência. Nós temos um déficit nesse reconhecimento”, pontuou. 

Oriunda do Direito, Bárbara abordou, por exemplo, questões sobre exclusão das mulheres de certos nichos do trabalho, lacunas na legislação e questões salariais. Sobre essa última, explicou que “é um fenômeno com múltiplas causas e, por isso, muito difícil de ser combatido”.  

Ao final, a administradora Rita agradeceu às palestrantes em nome das Comissões Especial ADM Mulher do CFA e CRA Mulher Ceará. “Foi realmente uma tarde de muito conhecimento, agregou demais para todos os profissionais que estiveram conosco aqui”, concluiu. 

A discussão completa você encontra no CFAPlay.  

Elisa Ventura 

Assessoria de Comunicação CFA