‘Superônibus’ que trafega sobre carros é testado nas ruas na China

O aguardado “superônibus” chinês, capaz de se deslocar sobre outros veículos, passou pelo primeiro teste nesta semana na província de Hebei, próximo da capital, Pequim.

'Superônibus', em fase de testes na China

Trafegando a uma altura de 2 metros, o Ônibus de Trânsito Elevado (TEB, na sigla em inglês) foi posto à prova em uma pista de 300 metros na cidade Qinhaungdao.

Movido a eletricidade, cada “vagão” do ônibus mede 21 metros de comprimento por 7,6 metros de largura, e pode levar 300 passageiros. É possível conectar até quatro vagões, possibilitando que sejam transportadas 1.200 pessoas.

Quando uma maquete da ideia foi apresentada, em maio, seu vídeo fez grande sucesso ao redor do mundo.

Reprodução You Tube

“A maior vantagem do projeto é liberar muito espaço viário”, disse o engenheiro-chefe do projeto, Song Youzhou, à agência oficial Xinhua no início do ano. Cada ônibus pode substituir 40 ônibus convencionais.

“(O ônbus) tem as mesmas funções que um metrô, mas seu custo de construção é apenas um quinto do do metrô e pode ser concluído em um ano ano”, disse outro engenheiro, Bai Zhiming, à rede de TV CCTV.

O veículo deverá ser capaz de atingir 60 km por hora, viajando em trilhos especiais instalados ao longo de vias normais. Não há detalhes sobre quando os primeiros exemplares poderão entrar em operação.

Milhares de pessoas expressaram nas redes sociais sua surpresa com a rapidez do projeto, cujo protótipo foi apresentado pela primeira vez em maio na feira de tecnologia China Beijing International High-Tech Expo.

“Vi fotos disto há pouco tempo e agora virou realidade. Foi construído realmente em velocidade chinesa!”, surpreendeu-se um usuário.

“Juro que só tinha visto isso em fotos. E agora apareceu na vida real”, disse outro.

Fonte: BBC