Você está visualizando atualmente Retrospectiva: história do FIA começou no Rio Grande do Sul há 35 anos

Retrospectiva: história do FIA começou no Rio Grande do Sul há 35 anos

Gramado vai receber a XVIII do Fórum Internacional de Administração. Neste ano o FIA chega aos 35 anos de história e por isso vamos iniciar uma série com a retrospectiva dessa grande jornada. 

Para começar essa saga apresentamos um pouco mais sobre as cinco primeiras edições. O material também está disponível em uma série de reportagens especiais da Rádio ADM. 

1 – Primeiro FIA era bem intimista e acontecia há 35 anos 

Todo mundo aí sabe que o ano de 1989 teve a primeira eleição direta para presidente no Brasil, certo? Como não, gente?! A galera das 35 primaveras também estava nascendo bem no ano de outro fato histórico marcante: a queda do Muro de Berlim.  Enquanto isso, acontecia o primeiro Fórum Internacional de Administração (FIA), em Porto Alegre. Não vamos dizer que ele movimentava o mundo da Administração porque era bem intimista ainda, mas que ali começava uma caminhada de debates prósperos para a área, ah começava! 

2 – FIA percorreu diversas capitais e cidades brasileiras

A gente já contou por aqui que o Fórum Internacional de Administração teve a primeira edição realizada em 1989, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Mas você sabia que o evento oficial do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração percorreu outras cidades brasileiras? Depois de sair da capital dos Pampas, o Fórum foi parar na Ilha da Magia, vulgo Florianópolis, a capital de Santa Catarina.  Na ocasião, era 1991 e a segunda edição trazia como destaque a ciência da Administração para os novos tempos. Dois anos depois, o FIA saiu do Sul e foi parar no Rio de Janeiro para discutir a revolução digital no Brasil e a escala de vendas de computadores domésticos. Quem era da turma dos descolados usou o Netscape como primeiro navegador, hein! 

 3 – Miami foi a primeira cidade internacional a sediar o FIA 

Já ouviu esse clássico de 95 do rei do pop? Nostálgico, né? No mesmo ano desse sucesso de Michael Jackson, o Fórum Internacional de Administração aterrissou na terra do cantor estadunidense para mais uma edição, a quarta do evento e primeira fora do solo brasileiro. Na Costa Leste dos Estados Unidos, mais precisamente em Miami, na Flórida, o FIA discutiu a globalização com temas de commodities e o turismo internacional sob a ótica da nova indústria para as nações.

4 – FIA chegou ao continente europeu em 1997

Que Madri é o coração da Espanha, muita gente já sabe! O que você nem imagina é que a icônica capital espanhola também foi sede do Fórum Internacional de Administração. Isso mesmo, a primeira edição do FIA no continente europeu foi lá, em 1997, quando quem vos fala tinha XX aninhos! (isso humaniza o texto) Já era a quinta edição do evento oficial do Sistema CFA/CRAs e a temática girava em torno dos prós e contras da União Europeia e as novas potências econômicas mundiais. E quem estava no evento, claro, ainda aproveitava a oportunidade para conhecer os museus históricos, as famosas avenidas movimentadas, e badalados restaurantes espalhados pela charmosa Madri . 

5 – O que o fim da geração que viu a tecnologia nascer e FIA em Montreal tem em comum? 

Se você é dos anos 90 e não teve um “tijolão”, provavelmente conheceu alguém que teve um celular desse ou pelo menos já viu um. Outro surto coletivo que marcou o último ano da geração que viu a tecnologia nascer foi o Show do Milhão. O programa apresentado por Silvio Santos foi ao ar pela primeira vez em 1999 e virou um fenômeno na época dos Millenials ou geração Y. Foi no mesmo ano que  a sexta edição do Fórum Internacional de Administração passou pela segunda mais populosa cidade do Canadá: Montreal. No país, o evento teve mais uma grande audiência internacional, com participantes de todos os continentes. 

Adriana Mesquita
Repórter Rádio ADM

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA