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Reflexão sobre campos de atuação para profissionais de Administração

ERPAJ, CEMA e apresentação de trabalhos acadêmicos foram os destaques da manhã do segundo dia do ERPA e XXIV Conamerco

O segundo dia do Encontro Regional de Administração da Região Nordeste (Erpa Nordeste) e do XXIV Congresso de Administração do Mercosul (Conamerco) começou com duas atividades: Assembleia Geral Ordinária da Organização Latino-americana de Administração e o Encontro Regional de Perícia de Administração Judicial do Nordeste (ERPAJ). O primeiro foi exclusivo para dirigentes da OLA, enquanto o segundo ocorreu no palco principal e teve como tema “Perícia Judicial e Extrajudicial – Mercado e Oportunidades para os Profissionais de Administração”.

No palco, a conselheira federal por Pernambuco, vice-diretora da CRIE/CFA e coordenadora das Comissões Especiais de Perícia do CFA, Admª Adriana Rodrigues da Silva, mediou o ERPAJ e a palestra proferida pelo vice-coordenador da Comissão Especial de Perícia e Administração Judicial do CFA (CEPAJ), Adm. e Prof. Rômulo Larcher Filgueiras.

Para ser perito, é preciso ter formação superior e o tempo mínimo de experiência exigido pelos tribunais, que costuma ser de dois a três anos. O profissional de Administração, ao atuar como perito judicial, será chamado pela Justiça para dar pareceres técnicos em processos judiciais, nos quais podem estar envolvidos pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos. Ele tem a responsabili­dade de emitir laudos, exames, vistorias e avaliações técnicas de procedimentos como cartão de ponto, recibo de pagamento, re­gistro de empregados, aferição de impostos, contratos de financiamento, empréstimo, aluguel, leasing e todos os assuntos que ca­racterizam procedimentos administrativos.

Durante a palestra, Rômulo falou dos desafios e oportunidades da área, esclareceu mais detalhes da perícia judicial e deu dicas para atuar no mercado de trabalho para o perito judicial e o Administrador Judicial.

Apresentação acadêmica e lançamento de livros

Durante o período da manhã, o público conferiu a apresentação de livros e artigos produzidos por profissionais de Administração e acadêmicos. Uma das obras apresentadas foi “A controladoria nas organizações”.

A professora Maria da Graça Pitiá Barreto assina a autoria do livro juntamente com o doutor em Administração, Adm. João Marcelo Pitiá Barreto, e o Adm. Eduardo Fausto Barreto. Graça foi presidente do CRA-BA e hoje é professora titular da Escola de Administração da UFBA e presidente da Academia Baiana de Ciência da Administração (ABCA).

O livro é fruto de reflexões dos autores que, integrados no meio acadêmico, atuantes na pesquisa, no meio empresarial e na gestão pública, vêm desenvolvendo estudos que foram transformados em livro, dissertação de mestrado  e tese de doutorado que destacam a prática da controladoria nas organizações.

Encontro de Mediação e Arbitragem

A programação matutina do Erpa Nordeste e do XXIV Conamerco foi finalizada com o Encontro de Mediação e Arbitragem. O debate foi realizado pelo conselheiro federal do CFA pelo Rio de Janeiro e coordenador da Comissão Especial de Mediação e Arbitragem do CFA, Adm. Francisco Carlos Santos de Jesus, e a diretora de Administração da ABCA, Admª Maria Isabel Vitória de Carvalho. A mediação foi conduzida pelo Diretor-Administrativo da Federação Nacional dos Administradores (FENAD), Adm. Ramiro Lubián Carbalhal.

Segundo Maria Vitória, a mediação pode ser definida como uma atividade técnica, exercida por terceiro imparcial sem poder decisório que pode ou não ser escolhido ou aceito pelas partes. “Essa pessoa vai auxiliar e a desenvolver soluções consensuais para a controvérsia. A mediação são meios de composição entre as partes envolvidas e, com isso, se economiza tempo e dinheiro”, explicou a administradora. 

O Erpa Nordeste é promovido pelo CFA e realizado pelo CRA-BA, com apoio dos Conselhos Regionais de Administração do Nordeste, da Academia Baiana de Ciência da Administração (ACADM) e do Sindicato dos Administradores do Estado da Bahia (Sindaeb). O XXIV Congresso de Administração de Merca(CONAMERCO) é promovido pela Organização Latinoamericana de Administração (OLA), com sede em El Salvador. Ambos eventos têm o apoio da Caixa Econômica Federal, do Governo Federal e do Governo do Estado da Bahia.



Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA