Você está visualizando atualmente RBA 138 está no ar e traz principais notícias do mundo ADM

RBA 138 está no ar e traz principais notícias do mundo ADM

Transformações econômicas, mudanças no mercado de trabalho e oportunidades de negócio são alguns dos destaques

A edição 138 da Revista Brasileira de Administração (RBA) traz um resumo dos principais destaques do que aconteceu até o final de outubro. Em meio a inúmeras transformações pelas quais o mundo passou merece destaque a Quinta Revolução Industrial (Revolução 5.0).

Na esteira do movimento anterior, a Revolução 4.0 — que marcou de vez a introdução da inteligência artificial no dia a dia da população brasileira —, a Quinta Revolução Industrial trouxe reflexão sobre o papel do cidadão comum em meio a tantas tecnologias. Mais do que apenas outro fenômeno econômico, a Revolução 5.0 é resultado de duas constatações importantes.

A primeira delas é a de que não adianta tamanha tecnologia se não houver quem a consuma, em razão de ter sido excluído da sociedade por falta de emprego e renda. Já a segunda constatação é a de que independente de quão desenvolvida a tecnologia esteja, o papel criativo e social dos seres humanos ainda é insubstituível.

Mudanças

Uma reflexão do início dos anos 2000 ganha força, nesse contexto, e tende a ser o caminho mais provável para o futuro. Na Economia do Conhecimento, as competências técnicas e comportamentais são ainda mais importantes, na medida em que somadas a habilidades adquiridas de outras profissões, elas proporcionam maior troca de experiências e visões sobre produtos e serviços.

Não menos importante, o resultado dos fatores ‘pandemia’ e ‘novas tecnologias’ acelerou movimentos antes visto, apenas, como possibilidade distante; sobretudo, no Brasil. O trabalho a distância só foi possível em virtude das novas tecnologias, ao passo que se tornou a salvação da lavoura em meio à impossibilidade de atividades presenciais.

Na mesma linha factual, a logística mostrou a força de sua importância, diante do crescimento das vendas on-line (E-Commerce). Afinal, quem compra precisa receber aquilo que pagou.

Mesmo fruto de planejamento anterior à pandemia, a tecnologia 5G vem aos poucos viabilizar novas possibilidades de alavancar negócios e o entretenimento. Com velocidade altíssima de transmissão, ela pode ser não apenas uma alternativa às redes Wi-Fi, a depender da abundância da franquia de dados, como também abrirá espaço a negócios onde a infraestrutura cabeada ainda não chegou.

Convite

A força dos planejamentos de marketing, e de todas as demais áreas da Administração, deixa claro que o cenário mais do que nunca exige movimentos consistentes e precisos. Com ou sem a “Segunda Onda de Covid”, o momento deixa claro que precisa existir espaço para reconstruir o mercado de trabalho e oferecer mais qualidade de vida e saúde a colaboradores e, assim, evitar a já conhecida Síndrome de Burnout.

As questões acima, e muitas outras, estão presentes na RBA 138. Fruto de muita pesquisa e dedicação, ela foi produzida para trazer a você, leitor, o que tem de mais interessante acontecendo no mundo da Administração e dos negócios: tudo de forma leve e interessante.

Sem mais delongas, fica o nosso convite para você conferir o que há de novo no mundo ADM. Clique, aqui, para ler a edição 138.

Por Leon Santos – editor RBA

RBA — um novo jeito de entender a Administração.