Você está visualizando atualmente Propriedade intelectual em discussão no CRA-PR

Propriedade intelectual em discussão no CRA-PR

Conheça mais sobre o papel dos administradores na proteção de ideias e projetos

O Bom Dia Administrador é um dos principais painéis de discussão promovidos pelo Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR) em seu intuito de promover o debate sobre temas relevantes junto com a sociedade. No dia 28 de junho, administradores, consultores e gestores de empresas se reuniram para aprender sobre as últimas tendências do mercado de propriedade intelectual, com o consultor Douglas Alves Santos, engenheiro e servidor do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual, INPI.

Em sua ampla experiência gerindo processos de proteção intelectual, Santos alertou aos profissionais presentes que a necessidade de proteção de ativos intangíveis vai além de marcas e patentes, englobando também direitos autorais, segredos industriais, registros de software, indicações geográficas, topografias de circuitos integrados, entre outros tipos.

“As vantagens de se adotar uma política de proteção intelectual para uma empresa é porque ela garante direitos e traz rentabilidade. É importante que os administradores passem a adotar ações de proteção de propriedade intelectual, porque resguarda o conhecimento da empresa e faz a distinção desta  dentro do sistema que está envolvida. São ativos que rendem recursos que podem ser reaproveitados pela própria empresa”, afirmou o consultor.

Como orientação básica para gestores, Santos indicou uma ação inicial básica para resguardar os ativos de uma empresa:

“A estratégia básica que sempre oriento é a seguinte: se o seu ativo (descoberta, produto) vai gerar retorno financeiro, registre. Se você não tem objetivo financeiro com seu ativo – por exemplo, um sistema de calefação para sua linha de produção –, ao menos publique. Assim, você tem a garantia dos direitos básicos à ideia”, indicou.

Assista o vídeo do evento aqui