O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo, e o vice-presidente do Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB), Adm. André Coelho, foram até a Câmara dos Deputados, em Brasília, para participar de uma reunião com o deputado federal Ruy Carneiro. O encontro aconteceu no gabinete do parlamentar e, na oportunidade, eles trataram de diversos assuntos de interesse da Administração.
Um dos assuntos em pauta foi o Projeto de Lei nº 529/2025, apresentado à Mesa Diretora da Câmara federal nesta última terça-feira, 18/2. A proposta, cuja autoria é do deputado Ruy, altera o art. 7º do Decreto-Lei nº 2.320, de 26 de janeiro de 1987, que dispõe sobre o ingresso nas categorias funcionais da Carreira Policial Federal e dá outras providências, para dispor sobre a exigência de diploma de graduação de curso superior para ingresso na categoria funcional de Perito Criminal Federal do Quadro Permanente do Departamento de Polícia Federal do Ministério da Justiça.
O Decreto em questão elenca uma extensa lista de cursos de nível superior que habilitam o candidato à inscrição no processo seletivo para preenchimento de vagas de Perito Criminal Federal. Entretanto, nesse rol não entrou a Administração.
“A intenção do PL é corrigir essa enorme injustiça com os profissionais de Administração, que não foram contemplados para participarem do processo seletivo”, afirmou o deputado, que também é Administrador.
Durante a vista, Leonardo agradeceu o apoio do parlamentar e pontuou, que iniciativas com a do PL, são extremamente importantes para a profissão.
“Não poderia ser diferente. O deputado é Administrador e está comprometido com as causas da Administração. A dedicação dele a frente desse Projeto tem sido fundamental para o fortalecimento da nossa categoria e para a conquista de importantes avanços”, afirmou.
Leonardo destacou, ainda, que o encontro foi mediado pelo vice-presidente do CRA-PB e vice coordenador da Comissão Parlamentar do CFA, Adm. André Coelho. Carneiro, que é deputado federal pelo estado da Paraíba, tem se mostrado um grande apoiador da saúde e dos hospitais paraibanos, área que André conhece muito bem, pois é administrador no Hospital Universitário Lauro Wanderley. “André é grande parceiro do Sistema CFA/CRAs, com um trabalho profícuo não só no CRA-PB, mas também no CFA”, disse.
Acompanhe a tramitação do PL 529/2025 aqui.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA