Pesquisa Perfil Adm

Pesquisa Perfil. Formação, Atuação e Oportunidade de Trabalho

Os resultados da Pesquisa Nacional Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador 6ª edição e do Tecnólogo 1ª edição, desenvolvida no período de abril a novembro de 2015, encontram-se disponíveis on line no link http://pesquisa.cfa.org.br/grep/home/

BAIXAR PESQUISA PERFIL 2016

Por meio do acima link é possível criar gráficos e cruzamentos entre as questões, considerando as opiniões dos AdministradoresTecnólogosCoordenadores/Professores e dos Empresário-Empregadores, abrangendo todos os Estados da Federação.

Sumário Executivo da pesquisa realizada em 2011 encontra-se disponibilizado na seção “Publicações” e até a segunda quinzena de janeiro de 2016 o CFA divulgará o Sumário Executivo da Pesquisa 2015.

Apresentação

O Conselho Federal de Administração (CFA), com o apoio dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), realiza periodicamente a Pesquisa Nacional Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Profissional de Administração.

Em 2015 foi realizada a 6ª edição do Perfil do Administrador e a 1ª edição do Perfil do Tecnólogo em determinada área da Administração.

A pesquisa busca compreender o espaço profissional relacionado aos campos da Administração e caracteriza o perfil socioeconômico dos Administradores e dos Tecnólogos e permite conhecer seu nível de aperfeiçoamento em relação às oportunidades de trabalho.

A pesquisa também identifica o perfil do Coordenador/Professor vinculado aos cursos de Bacharelado em Administração e Superiores de Tecnologia em determinadas áreas da Administração e analisa o mercado de trabalho para o Profissional de Administração, diante das exigências e perspectivas das organizações.

Metodologia

A partir das entrevistas em profundidade, junto às lideranças empresariais brasileira dos diversos setores da economia e de reuniões de grupos realizadas nas cinco regiões do Brasil, são abordadas questões de alta relevância para o Profissional de Administração. A coleta de dados foi realizada com aplicação de questionário por autopreenchimento, via internet.

A pesquisa realizada será do tipo quantitativa descritiva conclusiva. A metodologia adotada na fase quantitativa da pesquisa pode ser caracterizada como censitária, com múltiplos objetivos

Resultados

Os resultados das pesquisas anteriores orientaram várias ações do Sistema CFA/CRAs, a exemplo do Programa de Certificação Profissional em Administração do Sistema CFA/CRAs, dentre outros projetos relacionados com o exercício profissional nos campos da Administração, como também subsidiaram diferentes tipos de trabalhos acadêmicos desenvolvidos por pesquisadores, estudantes e diversas entidades.

Temos a convicção de que os resultados e os materiais derivados desta pesquisacontribuem para o processo de melhoria da qualidade dos cursos de administração, no momento em que indicadores apresentados por empregadores e por professores/coordenadores se constituem base de inovação para seus projetos pedagógicos.

O Sistema CFA/CRAs, ao realizar a Pesquisa Nacional, também tem como objetivocontribuir com o desenvolvimento de políticas públicas capazes de melhorar as condições dos profissionais e o desenvolvimento das organizações brasileiras, além de subsidiar o empresariado que requer empregados com alta qualificação.

História da Pesquisa

O primeiro projeto de pesquisa, realizado em 1994, foi publicado em 1995 e seus conteúdos mais relevantes foram divulgados em forma de um relatório-síntese intitulado “Perfil do Administrador e Perspectivas no Mercado de Trabalho”.

O segundo foi realizado em 1998 e publicado em 1999, sendo os seus resultados divulgados também em forma de relatório-síntese, com o título “Perfil, Formação e Oportunidades de Trabalho do Administrador Profissional”.

O terceiro ampliou a visão do trabalho e incluiu – além do perfil, da formação e da prospecção de oportunidades de trabalho para os Administradores – a preocupação em avaliar a atuação daquele profissional no mercado de trabalho. Foi realizado em 2003 e publicado em 2004 sob o título “Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador”.

A quarta pesquisa ampliou o universo da amostra e introduziu a análise de dados regionais. Foi realizado em 2005 e publicado em 2006 sob o título “Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador”.

O quinto projeto realizado pelo CFA em 2011 e publicado em 2012, obteve o mesmo título da pesquisa anterior e ampliou o universo da amostra em mais de 100%, e inovou permitindo a análise de dados regionais e estaduais.