Os números que resumem os 3 anos de Operação Lava Jato

Ao longo dos 3 anos de operação, a Lava Jato deflagrou 38 fases e condenou 89 pessoas a penas que somam pelo menos 1.362 anos de prisão.

A maior investigação contra corrupção e lavagem de dinheiro do país, a Operação Lava Jato, completa três anos nesta sexta-feira, dia 17.

Ao longo dos 1.096 dias, a operação tem mostrado a sua força: até o momento, deflagrou 38 fases e condenou 89 pessoas a penas que somam pelo menos 1.362 anos de prisão.

Em março de 2014, o juiz federal Sérgio Moro se tornou o responsável por conduzir as investigações contra organizações criminosas. Em abril do mesmo ano, o Ministério Público Federal (MPF) integrou o grupo de trabalho ao oferecer a primeira denúncia envolvendo o imenso esquema criminoso na Petrobras.

De lá para cá, a força-tarefa de Curitiba conseguiu recuperar mais de R$ 10,1 bilhões aos cofres públicos.

Segundo os procuradores da Lava Jato, ainda há muito a ser feito: “Este país não pode mais ser refém. Temos de acabar com o crime organizado. Precisamos fazer mais. Eu preciso fazer mais. É preciso ir além”, afirmou o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, membro da operação, durante palestra realizada na Câmara Americana de Comércio (Amcham), em São Paulo.

Leia matéria completa.