Você está visualizando atualmente Indicadores de Desempenho dos Regionais vão ajudar no aprimoramento das iniciativas dos CRAs

Indicadores de Desempenho dos Regionais vão ajudar no aprimoramento das iniciativas dos CRAs

A Comissão Especial de Apoio aos Regionais (CEAR) está realizando a construção dos Indicadores de Desempenho dos Regionais. A iniciativa tem como objetivo possibilitar aos gestores mensurar os resultados, gerir o desempenho, contribuir para a melhoria contínua dos processos organizacionais, facilitar o planejamento e o controle do desempenho e viabilizar a análise comparativa do desempenho entre os regionais.

É justamente por meio dos indicadores que serão alinhados os esforços de planejamento e de desenvolvimento institucional. O Adm. Rogério Elói Gomes Bezerra, coordenador da Comissão Especial de Apoio aos Regionais, destaca que a iniciativa vai ajudar a mapear toda a realidade dos CRAs e vai ajudar na transformação de um Sistema ainda mais forte em prol do profissional de Administração. 

“Indicadores permitem o conhecimento sobre a situação que se deseja modificar, estabelecer as prioridades, identificar os objetivos e traduzi-los em metas e, assim, acompanhar com mais efetividade o andamento dos trabalhos, avaliar os processos, adotar os redirecionamentos necessários e verificar os resultados e os impactos obtidos. Dessa forma, aumentam as chances de serem tomadas decisões corretas e de se potencializar o uso dos recursos”.

A reunião para a construção dos Indicadores de Desempenho foi realizada no dia 26/04. O encontro contou com a participação dos membros da CEAR, de representantes do CFA e dos regionais.

Ao término da reunião, foi estabelecido um cronograma de ações, com um prazo para que os participantes apresentem as sugestões de indicadores. A previsão é de que até o final do primeiro semestre todos os indicadores que irão compor o Sistema de Medição de Desempenho do Sistema CFA/CRAs já estejam definidos e comecem a ser utilizados pelos regionais.

Desdobramentos

Depois da reunião técnica para construção de Indicadores de Desempenho dos Regionais, a Comissão Especial de Apoio aos Regionais do Conselho Federal de Administração (CEAR/CFA) se reuniu, no último dia 10 de maio. O encontro on-line contou com a participação do coordenador da CEAR, Adm. Rogério Elói; do coordenador da Câmara de Gestão Pública do CFA, Adm. Cássio de Mattos; e representantes dos Regionais.

Na oportunidade, foram debatidos os indicadores de desempenho apresentados pelos Regionais que já fazem esse tipo de acompanhamento. No encontro, eles decidiram que haverá também uma análise de quais dos indicadores apresentados entrarão de fato no programa de avaliação de desempenho conforme sua eficiência na melhoria da gestão.

A próxima reunião acontecerá nos dias 30 e 31 de maio, na sede do CFA, em Brasília. O objetivo do encontro é realizar um treinamento híbrido – on-line e presencial – com representantes dos CRAs.

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA