O Conselho Federal de Administração (CFA) marca presença no X Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União (FNTU). O evento, realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, de 3 a 5 de junho.
Milhares de participantes de todo o país estão no Fórum. A proposta da iniciativa é promover debates e trocas de experiências entre representantes de todas as esferas de governo, além de instituições de controle e organizações da sociedade civil.
Durante o evento, o público pode participar de palestras, painéis e workshops. O diretor de Gestão Pública do CFA, Adm. Emerson Clayton, e o coordenador da Câmara de Gestão Pública do CFA, Adm. Marcelo Gomes, conduziram a palestra “Gestão municipal eficiente”.
Na oportunidade, eles apresentaram o Índice CFA de Governança Municipal. A ferramenta criada pelo CFA já é uma referência na avaliação da governança pública municipal no Brasil. Durante a palestra, o público conheceu, em detalhes, as funcionalidades da ferramenta.
Segundo Emerson, o IGM-CFA é um recurso prático e gratuito que ajuda os gestores públicos na tomada de decisões. “O Índice é um instrumento estratégico para o planejamento de políticas públicas baseadas em evidências”, destacou.
Para Marcelo, a intenção do CFA é fazer a ferramenta chegar nos municípios e que seja utilizada para melhorar a vida das pessoas. Ele reforçou, ainda, a importância da inserção dos profissionais de Administração na gestão municipal. “A função, a princípio, do poder executivo, é administrar. Então por que não pleitear mais administradores juntos de vocês?”, comentou o coordenador.
O vice-prefeito de Giruá-RS, Luiz Mello, assistiu a palestra e não poupou elogios ao IGM-CFA. “Eu sou vice-prefeito de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul e a gente sempre procura fazer esse comparativo, fazer essa análise com municípios do mesmo porte, do mesmo tamanho do nosso, da mesma população, o mesmo índice de renda.”, disse.
Até então, para ele era difícil encontrar mecanismos que apontem essas comparações.A realidade mudou após conhecer o IGM-CFA. “É a primeira vez que eu vejo um site ou um programa que faz esse comparativo, essa mensuração com uma gama de municípios do mesmo porte, do mesmo tamanho, da mesma população que o meu município lá do interior do Rio Grande do Sul”, descreveu.
Luiz quer usar o IGM-CFA para melhorar a gestão do seu município. Segundo ele, a ferramenta vai servir para a gente ver como a cidade está, de fato, e emm que local eles estão ranking. “Se estamos bem, onde não estamos tão bem, para a gente poder melhorar nos aspectos que ainda não estamos. Isso aí para a gente conseguir melhorar ainda esse trabalho que a gente está fazendo”, destacou.
O Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União (FNTU) é realizado anualmente pelo MGI, em uma parceria do Governo Federal com estados, municípios, órgãos de controle e sociedade civil para compartilhar e debater as inovações normativas e tecnológicas que envolvem o processo de parcerias e transferências da União, execução de políticas públicas nos municípios e diversos outros assuntos relacionados à inovação da gestão pública no Brasil.

Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA