Você está visualizando atualmente Gestão profissional em primeiro lugar na Casa da Administração

Gestão profissional em primeiro lugar na Casa da Administração

Enfim, estamos em dezembro. Faltam poucos dias para o encerramento do ano e este é um período que costumamos refletir sobre quem fomos e o que fizemos nos últimos meses. É um momento também festivo, divertido e leve. É tempo de agradecer, planejar e reacender a esperança.

Não poderia ser diferente ao final de mais um ano de gestão no Conselho Federal de Administração (CFA). Fazer memória do que vivemos nos últimos 12 meses é essencial para saber o que deu certo ou errado na nossa missão. Ainda em meio a pandemia, enfrentamos uma segunda onda que vitimou muitas pessoas. Tivemos que voltar para o trabalho remoto e, novamente, readequamos alguns projetos. Mas, a boa notícia é que, mesmo com todos esses obstáculos, nosso trabalho não parou.

A exemplo dos anos anteriores, a nossa missão de proteger a sociedade dos maus profissionais e de fortalecimento da ciência da Administração não mudou e, neste ano, conseguimos manter o ritmo de produtividade bem alto. À medida que a campanha de vacinação foi avançando, retomamos o trabalho presencial e isso foi fundamental para a continuidade dos nossos projetos e para a consolidação da proposta que abraçamos.

Foi com este compromisso que iniciamos 2021 quando a chapa “Gestão Compartilhada” foi reeleita para dar continuidade ao trabalho que começou a desenvolver há dois anos. Certamente, foram tempos difíceis: em 2019 recebemos um Conselho com sérios problemas e, quando começamos um plano de ação para resolver a situação, nos deparamos com a pandemia.

O CFA foi duramente desafiado e já estávamos cientes de que 2021 seria igualmente difícil. No início do ano, o horizonte que tínhamos ainda era muito desafiador e isso exigiu da gestão compartilhada muita resiliência para encarar as adversidades. Foi fácil? Com certeza, não! Mas a nossa coragem e determinação, somadas ao planejamento que criamos, possibilitaram encarar os obstáculos com muito mais vontade e confiança.

A gestão compartilhada precisou ser austera. Com sérias restrições orçamentárias, foi preciso ainda mais cautela no gerenciamento dos recursos. Sem desmerecer outras áreas e projetos, priorizamos o nosso core business. Ou seja: esforço total para a fiscalização e registro.

2021 foi, portanto, um ano de concretude e resultados. Foi um ano em que a gestão profissional esteve em primeiro lugar. Focamos nosso trabalho na eficiência, legalidade, transparência e reciprocidade. O resultado de tamanho esforço não poderia ser outro: o azul voltou a brilhar na Casa da Administração.

Encerramos o ano com a sensação de dever cumprido. Sabemos que a missão ainda não acabou, mas encerramos 2021 com energias de sobra para encarar os próximos 12 meses sem nenhum receio. O saldo final é positivo e, portanto, o nosso sentimento é de gratidão.

A gestão compartilhada agradece, primeiramente, o plenário do CFA pela confiança. Somos gratos, ainda, aos presidentes dos CRAs, que abraçaram nossas propostas, acreditaram no nosso trabalho e nos ajudaram a melhorar a profissão. Também agradecemos os colaboradores da autarquia, pois sem eles não seria possível executar nossos projetos. Por fim, mas não menos importante, agradecemos os mais de 400 mil profissionais de administração de todo o país que acreditam no trabalho incansável do Sistema CFA/CRAs para fazer uma Administração mais empoderada.

 

Feliz Natal e um excelente 2022! 

 

Adm. Mauro Kreuz
Presidente do Conselho Federal de Administração