Gesae é tema de Audiência Pública na ALEAM

O Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM), em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA) e com a Comissão de Meio Ambiente e  Desenvolvimento Sustentável-CAAMA da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, realizará, no dia 24 de abril, no mini-auditório Beth Aziz (ALEAM), Audiência Pública sobre o Sistema de Gestão Estratégica de Serviços de Água e Esgoto. O evento acontecerá às 10h.

O superintendente do CFA, Douglas Evangelista Neto, apresentará para as principais autoridades e especialistas das áreas de gestão e meio ambiente o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-GESAE).

O CFA-GESAE é uma ferramenta idealizada pelo CFA que visa oferecer aos municípios um sistema de governança e planejamento estratégico de serviços públicos de água e esgoto. O Sistema auxilia na avaliação da gestão do saneamento municipal sob diversos aspectos. Ele possui dez áreas-chave e setenta indicadores. Por meio desses indicadores é possível avaliar a gestão de forma detalhada. Entre os indicadores do Sistema, podemos citar: Tarifa média praticada, Despesa de Exploração por m³ Faturado, Despesa de Pessoal por m³, Despesa de Serviços de terceiros por m³, Índice de Coleta de Esgoto, Índice de Tratamento de Esgoto e Índice de Perdas por Ligação.

Para o presidente do CRA-AM, Inácio Guedes, o Sistema de Gestão de água e esgoto do Estado do Amazonas deve ser amplamente discutido: “Possuímos a maior bacia hidrográfica do mundo, mas muitas famílias na capital e no interior do estado sofrem com a falta de abastecimento de água adequada, sem contar o nosso péssimo serviço de saneamento básico. Quantas doenças poderíamos evitar fornecendo um serviço de água e esgoto de qualidade? A proposta dessa audiência é justamente discutir essas questões apresentando uma ferramenta que pode contribuir de forma significativa para uma Gestão mais eficaz  de nossos recursos hídricos”, finalizou o presidente.

A Audiência Pública foi requerida pelo deputado estadual Luiz Castro, presidente da CAAMA, após uma reunião com o Presidente do CRA-AM Inácio Guedes, que explicou a importância do CFA-GESAE para promoção de melhorias na Gestão dos serviços municipais de água e esgotos do Estado do Amazonas.

 

Fonte: CRA-AM