Você está visualizando atualmente Fórum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas articula aproximação com TCU

Fórum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas articula aproximação com TCU

O Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas realizou, na manhã desta terça-feira, mais uma reunião ordinária. O encontro aconteceu no plenário do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e foi conduzido pelo coordenador do Fórum e presidente do CFC, Aécio Dantas Júnior, que iniciou os trabalhos parabenizando seus pares pelo dia da contabilidade, apresentando um vídeo institucional. 

Além do presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, também participaram da reunião o presidente do CRA-CE, Adm. Rogério Cristino; o presidente do CRA-PA, Fábio Lúcio; o diretor de Comunicação e Marketing do CFA, Adm. Mauro Leônidas; e a Assessora Jurídica do CRA-CE, Advogada Luana Evangelista.

Na reunião, foram discutidos vários assuntos de interesse dos conselhos profissionais. Um dos destaques foram as ações de valorização profissional. A ideia é fomentar uma maior aproximação com o Tribunal de Contas da União (TCU). O diretor de Fiscalização dos Conselhos Profissionais do TCU, Dr. Alberto Câmara, falou da importância da cooperação. Ele abordou com profundidade todos os pontos que aproximam os conselhos do órgão auditor.

Alberto explicou rapidamente o funcionamento organizacional do TCU e deu detalhes das áreas que estão à frente das diretrizes de fiscalização. Em seguida, os representantes dos conselhos profissionais esclareceram dúvidas. 

Outro assunto que esteve na pauta da reunião foi Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais e o engajamento dos conselhos profissionais para que a frente fosse recriada. O lançamento da Frente acontecerá no próximo dia 9 de maio, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.

Em outros assuntos, para dar maior visibilidade às ações do Conselhão, a Comissão de Comunicação e Marketing do Fórum apresentou propostas, entre elas a criação de uma nova frente de atuação para mostrar a importância e a essência dos conselhos profissionais.

Também foram discutidos a proposta de inserção dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas no Fórum Nacional de Educação; o Projetos de Leis, decretos e resoluções que dispõem sobre o exercício de profissões regulamentadas e seus conselhos profissionais; e manifestações que algumas profissões fizeram perante o legislativo.

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA