Você está visualizando atualmente Fórum CFA de Gestão Pública

Fórum CFA de Gestão Pública

Adm. Tom Zé Albuquerque fala sobre os preparativos do evento que promete movimentar a capital federal em junho. As inscrições já estão abertas no site fogesp.org.br

 

Os preparativos do Fórum CFA de Gestão Pública estão a todo vapor. À frente deste trabalho está o diretor de Gestão Pública do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Antonio José Leite de Albuquerque. Nessa entrevista, ele fala sobre o evento e adianta os nomes que já foram confirmados no Fórum. O evento realizado pelo CFA acontecerá de 6 a 8 de junho, em Brasília. O site do Fórum está no ar e as inscrições do primeiro lote estão abertas. Confira!

 

Diretor, qual o objetivo do Fórum CFA de Gestão Pública?

O evento visa gerar novos conceitos a partir de reflexões acerca das inquietações que nós vivenciamos no decorrer dos últimos anos, sobretudo pela letargia e pela estagnação da gestão pública. O Fórum foi concebido para trabalhar justamente esse prumo, tratar de temas nevrálgicos que possam fazer com que as pessoas vislumbrem outros tipos de cenários a partir de temáticas previamente definidas, tais como a desigualdade, a cidadania, ética e a corrupção, a relação sociedade-estado, política e poder, as reformas administrativas, e tantos outros pontos relevantes que podem mudar demais contextos da administração pública brasileira.

A programação foi, então, definida a partir desses temas relacionados à gestão pública?

Sim, previamente, a partir de análises e estudos sobre a conjuntura atual foram definidas diretrizes e, por conseguinte, as temáticas para que, a partir dessa concepção, fossem buscados nomes de relevância não só aspecto interno como também no âmbito global para que estes expoentes possam saciar os objetos do Fórum.

O evento é direcionado para qual público?

Primordialmente, aos gestores públicos de todas as esperas – federal, estadual e municipal -, mas, não menos importantes, todos os profissionais que militam no espectro da administração pública – incluindo no âmbito acadêmico -, sejam eles gestores públicos atuando em cargos estratégicos, gerenciais ou operacionais, na seara pública e que careçam ou queiram se deparar com essa nova conjuntura, crucial para a proposta do Fórum.

E o que esse público pode esperar do Fórum CFA de Gestão Pública?

É a colocação de temas que não são contumazes no âmbito de eventos deste porte. Nós procuramos, a partir daí, gerar um novo modelo mental para uma nova construção de uma cultura para que a gestão pública se volte para a coletividade e que a administração pública possa fazer essa reanálise conjuntural, essa visão holística, a autocrítica visando gerar um contexto mais apropriado, equitativo e responsável para as necessidades da nossa sociedade em geral.

Grandes nomes nacionais internacionais já estão confirmados no evento. Como foi a escolha desses palestrantes?

Conforme predito, as escolhas foram buscadas a partir das temáticas e os palestrantes coadunando com cada linha previamente definida. Para relações de Sociedade e Estado, por exemplo, abrilhantará o evento Gilles Lipovetsky, que é uma grande referência, um pensador francês que tem repercutido mundialmente, principalmente na Europa, sobre o modelo de gestão pública voltado para a sociedade. Para falar sobre cidadão na gestão de Estado, nós estamos aguardando ansiosamente a confirmação de Fernando Gabeira, que é um profissional que tem feito um trabalho minucioso se embrenhando em todos os rincões do Brasil na constatação in loco da realidade crua no país. Também estamos trazendo profissionais do quilate de Bianor Cavalcanti, diretor internacional da FGV; Marco Túlio Zanini, Carmen Migueles e outros expoentes que têm construído grande legado para o futuro do Brasil, enfim, são profissionais que comprovadamente tem gerado resultados positivos para a coletividade.

 

SERVIÇO

 

Fórum CFA de Gestão Pública

Quando: De 6 a 8 de junho de 2018

Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília-DF

Realização: Conselho Federal de Administração

Mais informações no site http://www.fogesp.org.br

 

Assessoria de Comunicação CFA