Você está visualizando atualmente Ferramenta promete mais economia e eficiência

Ferramenta promete mais economia e eficiência

Desde a semana passada a equipe do Conselho Federal de Administração (CFA) responsável pela implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) está realizando treinamentos  in-loco nos CRAs para levar a ferramenta a mais estados. Nesta semana é a vez do Conselho Regional do Paraná (CRA-PR). Lá os trabalhos devem se estender até a próxima sexta-feira.

“É com satisfação que chegamos à implantação do vigésimo primeiro CRA com a certeza de que os processos se tornarão mais ágeis, simplificados, gerando maior economicidade e melhor gestão documental dos processos”, afirma o gestor de processos do SEI no CFA, Hércules Ribeiro Martins.

O presidente do CRA, Sergio Lobo, lembra que trabalhou na implantação do SEI quando ainda era vice-presidente do CFA, na gestão de 2015/2016, quando houve o convênio entre o conselho e o então Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão. Na época, o órgão era o responsável pela concessão do sistema no âmbito da esfera executiva dos órgãos federais, estaduais e municipais. Atualmente está sob a responsabilidade do Ministério da Economia. “Ao longo desses anos fomos aprimorando o SEI e hoje outros conselhos profissionais já procuram o CFA para adotar essa plataforma em suas estruturas”, explica.

Segundo ele, a substituição dos processos que envolvem papel para o ambiente digital será gradativa. “Essa mudança traz um ganho muito grande para o conselho e para a sociedade, pois traz impactos positivos para os processos internos e, principalmente, para a natureza. É uma questão da racionalidade, de economia e de adaptação do conselho às novas tecnologias”, diz.

 

O SEI

O Sistema Eletrônico de Informações foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF4) para gerir documentos e processos eletrônicos. O objetivo é promover a eficiência administrava, a partir de uma integração do Processo Eletrônico Nacional (PEN) – uma iniciava conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos. 

              

 

Elisa Ventura

Assessoria de comunicação CFA