Você está visualizando atualmente Erpa Centro-Oeste reuniu grandes nomes da Administração

Erpa Centro-Oeste reuniu grandes nomes da Administração

A cidade de Bonito, que fica há cerca de 300 quilômetros da capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, foi o centro da Administração na última semana. O local recebeu os principais nomes da profissão da região Centro-Oeste e do país.

Nesta edição do Encontro Regional de Administração da Região Centro-Oeste o público pode acompanhar de perto o debate sobre temas como turismo, agronegócio, rota de integração latino americana e estado carbono neutro. Assuntos que estão em evidência na região e podem impactar no futuro dos profissionais de Administração.

Para o presidente do Conselho Regional de Administração do Mato Grosso do Sul, Adm. Marcelo Gomes, destacou o sucesso do evento e a importância de se consolidar a imagem da profissão e do profissional de administração para o país.

“Esse evento aqui no estado de Mato Grosso do Sul serve também para mostrar para a sociedade que o administrador existe e está ocupando seus espaços e é um agente de mudança. É um agente que pode trabalhar na gestão para realmente fazer, para transformar a realidade das pessoas”.

 

O vice-presidente do CRA-MS, Adm. Alex Sandro Von Muhlen, ressaltou que a expectativa com o Erpa Centro-Oeste foi despertar o profissional de administração para novas áreas de atuação.

“Despertar para novas oportunidades que a profissão oferece e ao mesmo tempo mostrar para aqueles alunos que estão cursando administração e áreas correlatas a importância dessa profissão e também as oportunidades para ele, enquanto formado”.

O conselheiro federal pelo CRA-MS, Adm. Rodrigo Cazelli, afirmou que o objetivo de levar o Erpa para o interior do estado foi para descentralizar a Administração. O conhecimento pôde ser levado para um público amplo e diverso, que acompanhou toda a programação de forma presencial ou online, por meio do youtube do CRA-MS.  

“Essas ações descentralizadas trazem um público diferenciado e, com isso, dando acesso à própria administração, ao conhecimento e também fazer com que as pessoas in loco conheçam verdadeiramente cada estado em relação aos ERPAs”.

O encontro foi aberto com a palestra Magna conduzida pelo secretário executivo de ciência, tecnologia e inovação do Mato Grosso do Sul, Ricardo Senna. Sustentabilidade, desenvolvimento e empreendedorismo foram temas abordados durante a palestra. 

“É importante fazer nesse momento esse evento com os profissionais da administração, porque essa discussão, esse diálogo pode nos ajudar a calibrar nossa política pública, pode nos ajudar a preparar o ambiente empresarial para que nós possamos manter e até elevar a nossa competitividade, não só no cenário brasileiro como também no cenário internacional”.

Temas como tecnologia, inovação e consciência social também se fizeram presentes. O público também acompanhou de perto uma palestra sobre a campanha doou sangue pela administração. 

A diversidade de temas foi um atrativo a parte. O vice-presidente do Conselho Federal de Administração, Adm. Gilmar Camargo, destacou que a plateia teve a oportunidade de ampliar o conhecimento e aprimorar o networking com mais um grande evento do Sistema CFA/CRAs.

“Nós precisamos, além de aprofundar mais no mundo da administração, porque o mundo de administração é tão amplo que, da forma que a gente normalmente vê a discussão, ela fica muito no geral, no marketing, finanças, recursos humanos, produção. Esse aprofundamento no mundo da administração nos levou a criar um outro programa, que são as comissões especiais, as condições especiais agora você dedica segmentos da administração para aprofundar, conhecer melhor, normatizar e ver aonde é que cada um de nós administração pode contribuir. Entre essas condições especiais, uma é essa que nós estamos tendo aqui em Bonito”. 

As mulheres profissionais de Administração também contaram com uma programação especial. Para Elaine Padilha, presidente da Comissão ADM Mulher CRA-MS, esse espaço é fundamental para a valorização dessa atuação. 

“A gente sentiu a necessidade desse espaço também para falarmos sobre empreendedorismo, Várias coisas que as mulheres já fazem também. Então, hoje todos os CRAs tem essa figura, tem essa comissão permanente de mulheres administradoras. Acho que pra todas as administradoras e todos os CRAs é de muita importância mesmo ter esse apoio”.

O Encontro Regional de Perícia e Administração Judicial da Região Centro-Oeste também movimentou a programação ao debater a importância de um setor que vem crescendo cada vez mais e pode ser uma grande oportunidade para os profissionais de administração de todo o país. Para Rogério Elói, presidente da Comissão de Peritos do CRA-MS, esse é um ambiente muito propício para discutir as oportunidades e os desafios para os profissionais de administração.

“É uma grande oportunidade de discutir esse tema, que é um tema muito rico para nós, profissionais de administração. É um privilégio a gente aqui no estado do Mato Grosso do Sul, receber representantes da região Centro-Oeste e de vários outros estados e regiões do país para a gente discutir essa grande temática de perícia judicial na área da administração”.

Em 2023 todas as regiões do País vão receber o Erpa./ a próxima edição vai ser na região Nordeste, nos dias 26 e 27 de outubro

Rodrigo Miranda
Assessoria de Comunicação CFA