Você está visualizando atualmente Encontros reúnem diretores, conselheiros e profissionais do Sistema CFA/CRAs

Encontros reúnem diretores, conselheiros e profissionais do Sistema CFA/CRAs

Mais uma semana de trabalho intenso na sede do Conselho Federal de Administração (CFA). Os 27 conselheiros federais desembarcaram nesta semana na capital federal, para as reuniões que acontecem na sede da autarquia, em Brasília.

Direx

O primeiro compromisso foi a reunião da diretoria executiva do CFA. O encontro foi realizado na última quarta-feira, 18, para debater projetos e ações que visam o desenvolvimento e valorização da profissão de administração. Na pauta, o aumento de cursos da Academia Corporativa da Administração (ACAdm), eventos on-line e o  desenvolvimento de um processo para ações de fiscalização no Sistema CFA/CRAs. Participaram os diretores e o presidente da autarquia, Mauro Kreuz.

Plenárias

Nesta quinta-feira, foi iniciada a reunião plenária. Esse encontro reúne todos os conselheiros do CFA e prevê a discussão de assuntos pertinentes aos profissionais de administração como eventos, parcerias, pesquisas e julgamento de processos em grau de recursos. 

Antes do início oficial da reunião, a entrega de uma carteira profissional recebeu toda a atenção dos presentes. Mauro Kreuz e o presidente do CRA-DF, Jairo Brandizzi, entregaram o documento ao procurador federal, assessor especial da Casa Civil da Presidência da República e mestre em administração pública, Daniel Catelli. 

No ato de entrega, Kreuz deu as boas vindas ao professor e disse que é um prazer ter o “importante e brilhante colega orbitando no nosso sistema de administração e que vai engrandecer muito os quadros da profissão”. 

Catelli agradeceu as palavras do presidente do CFA e afirmou que é uma honra receber a carteira do conselho, pois sabe o que o registro representa. Ele explicou que sua primeira formação é direito e que entrou para os quadros públicos como procurador. Atua assessorando a administração e sentiu necessidade de uma formação complementar. “A gente precisava  realmente ter uma visão mais transversal para poder realmente assessorar e melhorar as políticas públicas desse país”, disse. 

O procurador decidiu, então, procurar o curso de administração pública no mestrado. “Já exerci várias funções, fui coordenador geral do Ministério do Planejamento e eu estava sentindo falta de poder trazer essa formação acadêmica tão importante.” 

O mestre em administração disse, ainda, que tem acompanhado o trabalho que o CFA tem feito na formação dos profissionais  e concluiu dizendo que “o conselho tem engrandecido muito a profissão de administrador e eu tenho certeza que isso pode contribuir muito para a melhoria do nosso país. Então, é com muita satisfação que eu passo a fazer parte dessa grande comunidade para ajudar nesse crescimento”.

Em seguida, na abertura das plenárias, Mauro Kreuz contou uma parábola para ilustrar os temas liderança e negligência. O líder do CFA tem o costume de iniciar as reuniões com momentos de reflexão. Ao término, afirmou que “muitas vezes ser honesto pode gerar constrangimento, expõe a gente e não somos compreendidos inicialmente, mas temos que ser resilientes na honestidade. É o mínimo que podemos fazer. Não importa onde estivermos e o que estivermos fazendo, mas, especialmente como lideranças, é mais relevante isso”.

Já o vice-presidente da autarquia, Rogério Ramos, falou sobre a retomada das atividades cotidianas e a volta ao que chamou de normal. “Essa plenária inaugura um novo tempo que é de retomada dos trabalhos, um novo tempo para podermos com mais força fortalecermos a profissão de administração”, afirmou ao relembrar as recentes conquistas do sistema CFA/CRAs. 

Durante as plenárias ainda foi apresentado estabelecimento de parceria entre o CFA e a União, representada pelo Ministério da Educação e o Sebrae. O objetivo é promover a divulgação da “Jornada de Formação em Empreendedorismo” na Educação Formal (educação básica: ensino fundamental e médio). O convite é oriundo dos projetos desenvolvidos pelo CFA, voltados para a capacitação, no âmbito das MPEs.

Elisa Ventura 

Assessoria de Comunicação CFA