Enap abre inscrição para nove cursos do Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras

Estão abertas inscrições para nove cursos presenciais do Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras ofertados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Os cursos são de curta duração e estruturados em trajetórias temáticas, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento profissional dos servidores e de competências essenciais para a melhoria da gestão de políticas públicas no governo federal.

Para se inscrever, os profissionais das carreiras atendidas pelo programa devem acessar o site da Enap (http://www.enap.gov.br/web/pt-br/aperfeicoamento-para-carreiras). As solicitações que excederem o número de vagas serão encaminhadas para a lista de espera e, caso haja vagas remanescentes, confirmadas por mensagem eletrônica. As desistências devem ser justificadas antes do início dos cursos, pelo endereçoformacaocarreiras@enap.gov.br.

Os cursos possuem caráter teórico-aplicado, de modo a torná-los mais próximos da realidade profissional dos participantes. Além disso, contam com estratégias diversificadas de ensino-aprendizagem, tais como análise de problemas, casos, simulações, debates, aulas dialogadas e atividades em grupo, que combinam a aprendizagem individual com a aprendizagem coletiva e que favorecem a troca de experiências.

As capacitações têm cargas horárias variadas, podendo contemplar, também, carga horária não presencial, destinada a atividades extraclasse e/ou realização de trabalho para fins de avaliação de aprendizagem.

É pré-requisito para a conclusão do curso que o aluno tenha obtido desempenho com nota superior a seis na avaliação de aprendizagem. Cada professor definirá as formas de avaliação que considerar mais adequadas para aferir a capacidade de aplicação dos conhecimentos pelos alunos ou grupo de alunos à sua realidade de trabalho.

Para os meses de fevereiro, março e abril, estão abertas as inscrições para nove cursos:

Análise de Políticas Públicas

Comunicação em Situações de Crise

Construção de Cenários Prospectivos

Direito e Estado Constitucional

Estado Brasileiro e suas Transformações

Financiamento do Investimento em Infraestrutura

Gestão Orçamentária e Financeira

Mapeamento de Atores, Rastreamento de Agendas e Análise de Conjuntura

Planejamento de Projetos no Setor Público
Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – É um programa de educação continuada, composto por uma ampla oferta de cursos de curta duração e seminários, que oferecem ao participante marcos de referência teórico e aplicado que possibilitam o aprimoramento de competências cognitivas, instrumentais e interativas, com impactos no nível de desempenho profissional na carreira. Atende aos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analistas de Planejamento e Orçamento (APO), Analistas de Finanças e Controle (AFC), Analistas de Comércio Exterior (ACE), Analistas e Especialistas em Infraestrutura (AIE e EIE), Analistas Técnicos de Políticas Sociais (ATPS) e Analistas em Tecnologia da Informação (ATI).

A novidade em 2016 está na nova organização da oferta dos cursos. A partir de agora, os servidores poderão realizar os cursos das trajetórias oferecidas, organizados em campos estratégicos do Estado brasileiro, que facilitam o planejamento do seu desenvolvimento profissional e seguem de acordo com seu campo de atuação profissional ou de interesse de capacitação. A oferta é modular e são oferecidas certificações em trajetórias temáticas (180 horas), com a possibilidade de aproveitamento para Cursos de Especialização da Enap.

Os conteúdos são articulados, em permanente atualização e correspondem aos campos das políticas sociais, das políticas de infraestrutura, da gestão governamental, da gestão de políticas públicas, e das dimensões de indicadores, monitoramento e avaliação.

O programa contempla, ainda, cursos voltados para oferecer formação básica para integrantes de carreiras que não tiveram curso de formação inicial, além de outros, voltados para o desenvolvimento de competências de relacionamento e gestão de equipes.

Acesse o folder eletrônico e conheça a nova organização dos cursos do programa e as formas de certificação.

Outras informações
Coordenação-Geral de Formação
Enap – sala 223
Email: formacaocarreiras@enap.gov.br
Tel.: (61) 2020-3428 ou 3083

Fonte: ENAP