Você está visualizando atualmente Em reunião virtual, auditores externos do TCU conhecem o IGM-CFA

Em reunião virtual, auditores externos do TCU conhecem o IGM-CFA

Na última quinta-feira, 9, o diretor da Câmara de Gestão Pública do Conselho Federal de Administração (CGP/CFA), Fábio Mendes Macedo, participou de reunião virtual com auditores externos do Tribunal de Contas da União (TCU). Na ocasião, os servidores do Tribunal, principalmente aqueles envolvidos com o tema governança pública, conheceram o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA).

Durante a reunião, os servidores conheceram como o IGM-CFA foi desenvolvido e quais as suas principais aplicabilidades. O diretor do CFA, Fábio Macedo, fez questão de destacar no evento que a ferramenta é gratuita e pode ser de grande auxílio para os auditores, gestores públicos e sociedade em geral. “Esta é uma ferramenta de grande auxílio para os prefeitos diagnosticarem as demandas em diversos serviços de responsabilidade do município”, disse.

Ele lembrou, ainda, que o CFA tem o compromisso de promover a capacitação de profissionais de Administração quanto a utilização da ferramenta junto aos Conselhos Regionais de Administração (CRAs) a fim de auxiliar o município a priorizar suas políticas públicas com base nos indicadores. Além do IGM-CFA, Fábio apresentou outros produtos da CGP/CFA como a Agenda de Gestão Municipal 2020 e falou dos novos projetos que serão lançados em breve.

A equipe de especialistas em governança pública do TCU elogiou a iniciativa do CFA. Um dos pontos debatidos foi a importância do papel de fiscalização dos conselhos profissionais, onde ações como o IGM-CFA e a capacitação de profissionais de Administração acabam convergindo com a missão do Tribunal em promover a governança pública brasileira.

O próximo passo é avaliar como o IGM-CFA pode contribuir com outras iniciativas do órgão sobre o tema. Fábio, em nome do CFA, colocou-se à disposição do TCU para oferecer mais detalhes sobre a ferramenta.  

A reunião contou com a participação da secretaria de Controle Externo da Administração do Estado do TCU (Secex Administração), Ana Paula Silva da Silva, e do diretor da Secex Administração, Jetro Counho Missias. Além deles, estiveram presentes a equipe de governança da Secex Administração: Fabricia Liane Souza de Aguiar Oliveira, Leonardo Amato Loriato, Claudio Silva da Cruz, Omar Cortez Prado Segundo, o secretário de Controle Externo do Trabalho e Entidades Paraestatais do TCU (Secex Trabalho), Marcio Andre Santos de Albuquerque; secretário do TCU no Estado de São Paulo (SEC-SP), Hamilton Caputo Delfino Silva; e o assessor da SEC-SP, Evandro de Carvalho Bulcão Vianna.

Além do diretor da CGP/CFA, Fábio Macedo, a reunião contou com a presença dos colaboradores da Câmara: conselheira federal e membro da CGP, Norma Sueli Costa de Andrade; coordenador da CGP, Rodrigo Neves Moura; e os colaboradores da CGP, o administardor Cássio de Mattos Dias; o assistente administrativo Marcelo Gomes da Silva; e a estagiária Thaís Pereira da Costa.

O IGM-CFA é uma ferramenta criada pelo Conselho Federal de Administração (CFA). Por meio dela, é possível medir a qualidade da gestão pública municipal. A proposta é que ela seja um referencial para os prefeitos elaborarem as políticas públicas dos municípios.