Você está visualizando atualmente Presidente Leonardo Macedo apresenta principais notícias da RBA ed. 153

Presidente Leonardo Macedo apresenta principais notícias da RBA ed. 153

O ano de 2023 começou a mil no Conselho Federal de Administração, com reuniões, programas de capacitação e muito mais. Com diferentes frentes de atuação, o princípio comum a todas elas é ouvir os públicos que se relacionam com o Conselho, melhorar o atendimento e formular estratégias para o desenvolvimento da profissão e do Sistema CFA/CRAs.

Uma pequena amostra dessa iniciativa é a ‘Pesquisa Nacional de Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho’. O levantamento visa conhecer quem são os profissionais que hoje atuam no país: suas idades, cidades, segmentos em que trabalham (entre outros tantos dados) e, assim, traçar um perfil da profissão e poder realizar ações que ajudem no fomento da administração no país.

A novidade da versão 2023 da pesquisa é que além dos profissionais (administradores, tecnólogos, técnicos, mestres e doutores) poderão participar empresas e organizações empregadoras, bem como coordenadores e professores dos cursos de administração. A pesquisa ainda está no site do CFA e ainda é possível participar.

Outra iniciativa são as comissões especiais, realizadas neste momento no Sistema CFA/CRAs. Elas têm como objetivo fomentar novas oportunidades de trabalho e inclusão para nossos registrados.

Razão primeira de o CFA e os CRAs existirem, a fiscalização é o foco principal desta gestão. Por isso, temos estudado maneiras de ampliar e melhorar a inspeção, por meio do cruzamento de dados junto a instituições governamentais — para identificar exercícios irregulares da profissão e coibir tais práticas—, além de trabalhar junto ao Congresso Nacional para melhorar a legislação e garantir que os administradores tenham sua atividade privativa respeitada.

Sem nunca esquecer da educação e da capacitação, continuamos com nossos projetos, tais como a ‘Academia Corporativa (Acadm)’ e a certificação profissional (para comprovar expertise na prática). Além deles, existe a presente publicação com o objetivo de mostrar um pouco do que é a administração tanto para profissionais quanto para postulantes e leigos.

Em sua edição 153, a Revista Brasileira de Administração (RBA) entrevista um ministro de Estado, Jader Filho, e traz como matéria de capa o tema Quiet Firing — fenômeno que tem sido considerado por muitos uma resposta ao Quiet Quitting. Se você não sabe o que são os dois termos, procure conhecer, pois eles já fazem parte da realidade das empresas brasileiras e estrangeiras.

Outro tema de relevância nos tempos atuais é o Growth Hacking. Ele tem sido adotado por organizações de diferentes portes por representar aceleração de crescimento em um mundo cada vez mais imprevisível.

Conheça, também, o que são as carreiras vertical e horizontal e qual delas combina mais com você. A construção de uma trajetória de sucesso depende do perfil, porém, ao conhecer o que é e do que se trata, isso facilita o planejamento e a execução de estratégias rumo ao êxito.

Em duas matérias de cunho analítico, os entusiastas da administração e dos movimentos sociais e de mercado poderão entender até que ponto a inovação gera desemprego ou não. E mais, qual é o papel do ser humano no novo cenário em que a inteligência artificial se aperfeiçoa a cada dia e entrega produtos cada vez mais convincentes em termos de qualidade.

A outra matéria de perfil reflexivo trata sobre a reforma tributária, que é prometida há décadas pelo Congresso e neste ano pode sair do papel. Embora quase todos torçam o nariz para a relação tributo-entrega governamental, a RBA convida você a refletir a respeito do tema sob outra perspectiva: e se os impostos não existissem?

Será que o mundo seria o mesmo? E o que ganharíamos ou perderíamos com isso? Algumas dessas perguntas foram feitas a renomados especialistas, que certamente surpreenderão o leitor com suas respostas.

A diversidade cognitiva, assunto em alta no momento, também está presente nesta edição. Afinal, até que ponto a diversidade de conhecimento pode alavancar uma empresa, em termos de inovação e cultura organizacional?

Outro tema que deve ser discutido nas empresas, presente nas páginas a seguir, é a resiliência organizacional. Responsável por salvar empresas diante de graves crises, ela é mais do que um conceito, sendo um princípio, meio e um fim em si próprio, além de uma base consolidadora de força contra uma adversidade.

Por fim, as novidades da logística voltam a ser pauta da RBA — com temas como ‘Experiência Total’ e ‘Entregas no mesmo dia’. Entenda quais são os conceitos atrelados ao tema, que compõem um forte sistema denominado logística globalizada.

Leonardo Macedo – presidente do CFA