Você está visualizando atualmente De logística a aprendizagem na complexidade

De logística a aprendizagem na complexidade

A tarde de terça-feira foi recheada de aprendizagem, atualização e informações relevantes selecionadas pelos palestrantes da II Jornada Acadêmica do Conselho Federal de Administração. 

O evento foi pensado para discutir as tendências e desafios da profissão, além de levantar uma reflexão sobre os aprendizados trazidos pela pandemia da Covid-19 que mudou a realidade da educação de muitos estudantes. 

Promovida pela Câmara de Comunicação e Marketing (CCM) do CFA e apresentada pelos jornalistas Elisa Ventura e Paulo Melo, a Jornada reuniu sete profissionais das mais diversas áreas do conhecimento apenas nesse turno. 

Palestras 

A primeira discussão foi conduzida pelo diretor de Fiscalização e Registro do CFA, Carlos Alberto Ferreira Jr. Com o tema “A profissão e a Lei 4769/65”, o administrador discorreu sobre os trabalhos do Sistema CFA/CRAs no campo da Fiscalização, área fim da autarquia, e se dedicou a tirar as dúvidas dos estudantes que enviaram questionamentos. 

Os internautas levantaram pontos como a prova de proficiência em Administração, a atuação dos fiscais no interior dos estados e ações de fiscalização na área pública. O diretor explicou o funcionamento e o papel do CFA e também lembrou que para uma Fiscalização forte é necessária a colaboração dos profissionais da área. 

Em sequência, o painel “Administração sem fronteiras: o alcance da logística!” trouxe o mestre em administração e especialista em logística, Hélio Meirim; a doutora em administração e mestre em engenharia de produção, Marli Tacconi; e doutor em engenharia de transporte, Aurélio Lamare. 

Em um bate papo esclarecedor, os profissionais comentaram os impactos da terceirização da logística para as empresas, alternativas para pequenos e-commerces e a logística reversa como estratégia eficiente, dentre as opções de um sistema de governança ESG. Do inglês Environmental, Social and Governance, o modelo é um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança que pode ser usado para guiar investimentos e escolhas de consumo. 

A função de falar sobre as perspectivas de carreira e fazer uma reflexão sobre o exercício da profissão ficou a cargo do fundador e CEO do portal administradores.com, Leandro Vieira. Ele ministrou a palestra “Seu futuro em Administração” e estabeleceu um diálogo com os estudantes, passando indicações de leituras, dando dicas de formação e compartilhando a sua própria experiência de vida desde a época da faculdade. 

“A Administração é uma carreira que você tem que linkar a teoria com a prática”, afirmou o administrador enquanto incentivava os acadêmicos a procurarem estágio e ingressarem em empresas juniores. Vieira também enfatizou a importância de ir além do que apenas o conhecimento exigido na faculdade.

O ponto alto desta tarde foi a palestra da presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano, que falou sobre empregabilidade em tempos difíceis. 

A empresária foi responsável por um dos picos de audiência na transmissão e objeto de inúmeros comentários positivos dos internautas. Ao comentar a trajetória do grupo Magazine Luiza, explicou que a forma de fazer gestão mudou. “Aquela estrada na qual a gente vinha caminhando não existe mais”, disse. 

Além de falar sobre as iniciativas da empresa no contexto pandêmico, como o lançamento de um marketplace, e compartilhar sua visão sobre Administração, Trajano fez um convite aos participantes da Jornada para “assumirem” o Brasil. “Jovens, o país é de vocês. Comecem a fazer alguma coisa e parem de reclamar e apontar o dedo. Comecem fazendo pequeno”, enfatizou.  

Fechando o bloco de palestras da tarde, o fundador da Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos, Eduardo Carmello, não ficou atrás. Ele falou sobre “Aprendizagem na complexidade: criar projetos de forma ágil e consistente”. 

O administrador afirmou que esse é um processo de incorporação de novos conhecimentos que resulta na progressão do desempenho humano e organizacional, validado e viabilizado pelos clientes. “O foco tem que estar no conhecimento.”

Antes de encerrar, Camello deixou duas indicações de leitura para os estudantes: o livro Scrum, de Jeff Sutherland e o Lean Startup, de Eric Ries. 

Não perca nada! 

Todo o conteúdo deste primeiro dia da II Jornada Acadêmica de Administração já está disponível. Basta acessar o canal do conselho no Youtube, o CFAPlay, ou conferir a síntese de cada palestra preparada pela Rádio ADM. Acesse radioadm.org.br ou pesquise por “podcast RádioADM” no Spotify. 

Siga-nos nas redes sociais (@cfaadm) e não esqueça de se inscrever no canal e ativar o sino de notificações. 

 

Elisa Ventura 

Assessoria de Comunicação CFA