Você está visualizando atualmente Crise do sistema carcerário no Brasil é tema de Debate Qualificado

Crise do sistema carcerário no Brasil é tema de Debate Qualificado

Projeto do CFA traz o especialista César José de Campos para discutir um dos principais problemas da atualidade: caos nos presídios do país

Na próxima quinta-feira, 9 de fevereiro, o Conselho Federal de Administração (CFA) realizará mais um “Debate Qualificado”. Nesta edição, o projeto traz o administrador César José de Campos para falar sobre “Crise nos presídios e a experiência da Delegacia Legal do Rio de Janeiro”. O evento acontecerá a partir das 10h e será transmitido, ao vivo, para todo o país, pelo CFATV – www.youtube.com/cfatvoficial.

César Campos é, desde 2003, coordenador geral do projeto Delegacia Legal, programa idealizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro desde a década de 1990. Criado para modernizar a Polícia Civil do Rio e mudar a imagem negativa que a população tinha sobre a polícia na época, o projeto revitalizou as delegacias e a rotina de trabalho nesses locais.

Um dos marcos do projeto foi acabar com as carceragens que existiam nas delegacias. Para se ter ideia, na época, em uma unidade localizada no bairro Leblon havia 399 presos. Com o Programa, eles foram transferidos para as penitenciárias do Estado. De acordo César Campos, a medida proporcionou, de imediato, dois benefícios: o policial passou a se dedicar mais a investigação – já que eles também cuidavam da guarda desses presos, e a população perdeu o medo de ir à delegacia e o atendimento ao cidadão melhorou.

No Debate Qualificado, ele dará mais detalhes do Programa e promoverá uma discussão sobre a atual crise penitenciária vivida no país, problema que, segundo Campos, é causado pela falta de gestão.

Sobre o Debate Qualificado – O projeto do CFA, coordenado pela Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos (CEPE), visa promover a discursão de temas de grande repercussão social e o compartilhamento de conhecimento na área da ciência da Administração.

Os Debates são realizados durante as Reuniões Plenárias e conta com a presença dos 27 conselheiros federais da autarquia. Até então, o evento era fechado para este público, mas a partir dessa edição, o Debate será transmitido, ao vivo, pelo CFATV, o que permitirá que profissionais de Administração de todo o país e demais interessados possam participar do evento.

Currículo palestrante – César José de Campos possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1972), curso de especialização em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pelo CRIE/ UFRJ(2003), mestrado em Engenharia de Produção, na área de concentração de Gestão e Inovação pela COPPE/UFRJ (2012). Desde 2003 é Coordenador Geral do Programa Delegacia Legal do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, Gerência de Projeto, Administração de Recursos Humanos atuando principalmente nos seguintes temas: delegacia legal, segurança pública, polícia civil, gestão do conhecimento, políticas públicas.

 

SERVIÇO

 

O que: Debate Qualificado do CFA

Tema: Crise nos presídios e a experiência da Delegacia Legal do Rio de Janeiro

Convidado: Coordenador geral do projeto Delegacia Legal, César José de Campos

Quando: 9 de fevereiro, 10h às 12h

Quanto: Gratuito

Local: Sede do CFA com transmissão pelo CFATV – www.youtube.com/cfatvoficial

Assessoria de Comunicação CFA