Você está visualizando atualmente [ CRA-SC ] Catarinenses participam de Missão Técnica à Suécia

[ CRA-SC ] Catarinenses participam de Missão Técnica à Suécia

A comitiva formada por 28 profissionais de vários segmentos, desembarca na Europa neste domingo. A missão é clara: buscar oportunidades seguindo o modelo de sucesso de uma das economias mais competitivas do mundo

A prosperidade nórdica com uma economia altamente desenvolvida e diversificada será vivenciada pelo grupo de catarinenses formado por administradores, empresários,  engenheiros, gestores públicos e privados. Durante dez dias a comitiva participará de atividades como visitas técnicas, cursos e troca de informações entre profissionais dos dois países, nas áreas de sustentabilidade, inovação e negócios. O roteiro prevê visitas a gigantes mundias como,  Eletrolux, Volvo Car e SKF,  todas com o DNA sueco. Ao todo serão visitadas 4 cidades: Estocolmo, Jönköping, Borås e Gotemburgo.

A agenda oficial inicia em Estocolmo na segunda-feira dia 15 de maio,  quando o grupo irá visitar a empresa líder mundial na produção de eletrodomésticos, a Eletrolux. Fundada em 1919 na capital sueca, hoje tem como estratégia de negócios a sustentabilidade.  Os EUA e Brasil, estão na lista entre os maiores consumidores. Ao final da tarde de segunda-feira, o  embaixador do Brasil na Suécia, Marcos Pinta Gama, irá receber o grupo para uma recepção na residência oficial.

Os catarinenses seguirão para Jönköping, distante 324 Km da capital sueca na terça-feira, dia 16 de maio, quando cumprem roteiro na Universidade de Jönköping. Haverá uma visita ao Science Park, e posteriormente o grupo participará de um curso sobre Resiliência e Gerenciamento da Qualidade para empresas competitivas, sendo um dos destaques da programação na universidade. A Suécia está entre os 5 países mais tecnológicos do mundo, o que o diferencia dos demais países é que o sistema sueco tem forte parceria no tripé:  universidades, empresas e governo, gerando desta forma um modelo de negócio que estimula o avanço do conhecimento e o aumento e  competitividade das empresas e dos parceiros.

Ainda em Jönköping a comitiva visitará o Museu Industrial da Husqvarna, que produz uma gama de produtos em áreas como: armas de caça, bicicletas, motocicletas, máquinas para jardinagem e construção.   A empresa fundada em 1689 na Suécia, tem elevada responsabilidade em questões ambientais. Há uma preocupação intensa sobre  o processo de produção, com objetivo máximo  de preservar o meio ambiente. Os catarinenses também participarão de um almoço de negócios com representantes da Câmara de Comércio local.

Na quinta-feira 18 de maio, a missão  desembarca em Borås para cumprir agenda na Universidade onde está estabelecida a Escola Sueca de Têxteis, uma das mais avançadas do mundo. Os “têxteis inteligentes” são empregados até na área da saúde, como na produção de stents de malha. A Universidade de Borås é reconhecida nacionalmente pela Agência Nacional Sueca para Educação Superior, como uma das que mais empregam no país, demostrando que os alunos formados na instituição, não encontram dificuldades para conseguir emprego.

Em Borås será realizada também visita às instalações da Usina de Reciclagem que se destaca por criar soluções sustentáveis a longo prazo para os fluxos de resíduos e energia. A cidade reutiliza 99,6% do lixo produzido. Menos de um por cento vai parar no aterro. Na Usina, o lixo é transformado em energia, esta inovação representa 50% a menos no custo da conta de luz para os moradores. O trabalho na comunidade ao longo dos último anos foi decisivo para se chegar a este resultado. O lixo orgânico coletado vira biogás e o lixo inflamável alimenta as caldeiras de termelétricas que produzem eletricidade. Segundo o idealizador da Missão Suécia, o administrador Eduardo Bridi, a intenção é desenvolver um projeto piloto semelhante num pequeno município em Santa Catarina. “Nosso objetivo é através de uma parceria público/privada, instalar uma planta de reciclagem,  à exemplo do país nórdico. É uma iniciativa que nos leva exatamente ao propósito da Missão, verificar e aprender in loco questões relativas à administração, sustentabilidade e formação de profissionais”,   detalha.

Outro endereço a ser visitado no município de pouco mais de 100 mil habitantes, será a empresa Centiro, destaque mundial na implementação de sofware de logística com soluções para E-commerce, Gestão de Transportes e Prestação de Serviços.

Na sexta-feira dia 19 de Maio, a missão segue para a cidade de Gotemburgo, onde visita o Grupo SKF, líder global em soluções no ramo de rolamentos.  A SKF atua nas divisões: Industrial, Automotiva, Elétrica, Serviços,  Aeroespacial e Aço. Ainda na sexta-feira, os profissionais de Santa Catarina farão visita à Volvo Cars Visitor Center, onde será possível ter uma ampla visão de uma das indústrias mais importantes da Suécia e do mundo. A visita guiada do Centro de Experiência de Marca, possibilitará aos catarinenses conhecerem mais sobre a visão da empresa em áreas como conectividade, segurança, design e meio ambiente. Na sequência, como último compromisso oficial da agenda da Missão Suécia, o grupo visitará  a IKEA, multinacional sueca de venda de móveis e acessórios de decoração.  O modelo comercial é referência, e os produtos revelam as características mais relevantes no estilo sueco de decoração.

A Missão Suécia está sendo desenvolvida pelo Instituto de Capacitação, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional em Gestão Social e de Tecnologia da Informação (IDESTI) e VEC – Valor e Competência,  com apoio do Conselho Federal de Administração (CFA) e Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC), além da parceria com entidades empresariais e governamentais, entre elas: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Federação do Comércio de Santa Catarina (FECOMÉRCIO), Federação das Indústrias do estado de SC (FIESC), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do estado de SC (FAPESC), Sindicato das Empresas de Asseio,  Conservação e Serviços Terceirizados  do Estado de Santa Catarina (SEAC-SC), Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Santa Catarina (SINDESP-SC), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SDS) e Jönköping University. A operacionalização da Missão Suécia está sendo realizada pela Shopconsult, empresa parceira, especializada em missões técnicas e eventos corporativos.

A Missão é um desdobramento do evento Conexão Suécia realizado em novembro do ano passado em Florianópolis com a participação de três palestrantes do país sueco: Hans Björk, autoridade mundial em desenvolvimento sustentável; Klas Håkan Alm, especialista internacional em Gestão e Tecnologia da Informação (TI) e Roy Anderson, diretor de Assuntos Internacionais da Jönköping University.  Os suecos também integrarão a missão técnica e acompanharão os catarinenses durante toda agenda oficial.

Para o presidente do Conselho Regional de Administração de SC, Adm. Evandro Fortunato Linhares, “A missão servirá de inspiração para um novo ambiente de negócios, que gerará oportunidades para administradores que buscam alternativas em momentos de crise, através destes exemplos queremos contribuir para a inserção dos profissionais, no disputado mercado de trabalho”.

A expectativa é também altamente positiva para o presidente do SEAC-SC, Avelino Lombardi, ” Acreditamos que os exemplos de qualidade de vida, de economia e geração de oportunidades, poderão sem dúvida promover mudanças em nosso estado, nas mais diferentes áreas, principalmente para as empresas de Asseio e Serviços Terceirizados, ao qual teremos o maior número de representantes nesta comitiva”, destaca. O presidente do SINDESP-SC, Dilmo Berger que também participa da Missão Suécia, está otimista com os resultados que poderão ser alcançados com esta troca de conhecimento: “O país precisa mais do que nunca de modelos de sucesso, temos a certeza de que esta interação entre catarinenses e suecos, garantirá um futuro próspero e em breve colheremos os resultados em nosso estado”, afirma Berger.

O presidente da FECOMÉRCIO SC, Bruno Breithaupt, que também integrará a viagem oficial, afirma que:  “A expectativa do Sistema Fecomércio SC Sesc/Senac é operacionalizar uma parceria na educação, com possibilidade de catarinenses cursarem a graduação e pós no país europeu. Sem dúvida, Santa Catarina é o estado com as melhores condições de construir parcerias promissoras com a Suécia”. O presidente do CREA-SC, Carlos Alberto Kita Xavier destaca que a Missão Suécia “trará a oportunidade de ampliar muitas possibilidades, sejam as relacionadas à geração de negócios com sustentabilidade, ou mesmo o intercâmbio de soluções e o aperfeiçoamento da carreira dos profissionais catarinenses.”

O evento Conexão Suécia, será realizado no mês de novembro em Florianópolis e terá neste ano como tema: Inovação e Turismo, dois pilares da economia catarinense.

 

Fonte: CRA-SC